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VIDA URBANA

Leis das Filas não garantem o bom atendimento

Mesmo com fiscalização, bancos raramente são multados.

Publicado em 04/03/2012 às 8:43

Mesmo com as Leis das Filas, a insatisfação dos clientes é grande com relação ao atendimento dos bancos da capital, pois apesar da fiscalização e notificação aos órgãos de defesa do consumidor, as instituições financeiras continuam descumprindo a lei, e são raros os casos em que a Justiça tem aplicado multa.

De acordo com o advogado, ex-procurador do Procon estadual, especialista em direito do consumidor Helton Rene, que já passou pelo transtorno de ser mal atendido em um banco na capital, é importante reclamar aos órgãos responsáveis. Ele conta que juntou o comprovante e a carta com o horário do compromisso perdido e adentrou na Justiça contra o banco.

Somente no ano passado, o Procon Estadual registrou 18 reclamações de consumidores que foram até o órgão se queixar do atendimento bancário e efetuou 34 autuações motivadas por denúncias ou flagrantes durante fiscalizações de surpresa nas agências. A pequena quantidade de casos é resultado que as pessoas não costumam registrar as queixas. O Código de Defesa do Consumidor prevê multas que variam de R$ 400 a R$ 6 milhões.

Os aposentados, gestantes e portadores de deficiência sofrem também, pois costumam ficar numa fila única, com apenas um caixa disponível.

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Jornal da Paraíba

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