icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Confissões de adolescente

Em paralelo à estreia como atriz na novela 'Em Família', Manu Gavassi lança o disco 'Clichê Adolescente'.

Publicado em 25/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33

A paixão por atuar surgiu antes da música na vida de Manu Gavassi. Mas foi na música que ela estourou primeiro: depois que foi descoberta por Rick Bonadio no recente boom do YouTube no Brasil. Bonadio, que produziu o seu primeiro álbum (o homônimo, de 2010) volta a trabalhar com a cantora em Clichê Adolescente (Sony Music, R$ 24,90), disco que surge em paralelo à estreia como atriz na novela Em Família (Rede Globo), de Manoel Carlos.

“Para mim está sendo maravilhoso, uma fase de aprendizado”, conta Manu, que em seu primeiro papel na televisão interpreta Paulinha, uma jovem que sonha em ser cantora. “Foi a oportunidade de unir duas coisas que eu sempre amei. A maioria das pessoas me vê como cantora e acha que o papel caiu de paraquedas, mas desde criança eu cresci com a ideia fixa de me tornar atriz.”

De fato, as duas vertentes artísticas correm no sangue desta paulistana de 21 anos que é filha do radialista e apresentador de televisão Zé Luis Francisco e da atriz Daniela Gavassi. “Eles se conheceram em um grupo de atores em Campinas (interior de São Paulo) e desde criança me influenciaram. Só que a música aconteceu muito cedo. Só depois voltei a fazer testes para a televisão e rolou a oportunidade na Globo. Tem outro gostinho esta fase: é uma conquista do que eu sempre quis.”

No segundo disco, Manu continua a dar vazão às composições que faz desde os 13 anos. São textos longos, que ela compõe ao violão. "Eu sempre gostei de pessoas que contam histórias, desde criança elas me fascinam muito. Sempre gostei de ser mais literal e contar uma historinha. É o jeito que eu sei fazer."

As letras são assumidamente confessionais. "Eu acho que é um lance total da minha geração", justifica. "Eu comecei no YouTube. Tenho Twitter, Instagram e todas estas ferramentas.

As pessoas que acompanham a minha carreira cobram que eu esteja presente e divida um pouco da minha vida."

A faixa 'Segredo' é um exemplo deste compartilhamento da vida privada de Manu entre os fãs: ela foi composta para o namorado, o também cantor Chay Suede, que participa da canção fazendo dueto com Manu. "Este CD é um resumo da minha vida nos últimos três anos, e ele não poderia faltar. Foi a primeira pessoa a quem mostrei esta música e com quem eu gostava de tocar junto para amigos e família", revela.

Violão e gaita dão um toque meio folk ao trabalho inspirado, segundo Manu, em referências que vão de Bob Dylan e America a Jake Bugg e Taylor Swift. O pop escancarado, porém, é um viés do qual ela não se desvencilha: "Desde Sandy e Júnior que o público mais novo anda meio esquecido. Não há quem faça um pop bem feito para eles", lamenta a artista, que quer suprir um vão do mercado. "O título, Clichê Adolescente, vem do nome de uma das músicas, mas também é uma ironia de como as pessoas me veem. A adolescência é uma das fases mais intensas da vida e eu me identifico com ela."

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp