icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba tem atividades alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil

Em todos os 26 Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) estão acontecendo palestras, panfletagens e caminhadas. 

Publicado em 18/05/2015 às 11:19

Esta segunda-feira (18) é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil. Na Paraíba, uma série de atividades alusivas a esta data estão sendo realizadas durante o mês de maio. Em todos os 26 Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) estão acontecendo palestras, panfletagens e caminhadas. Os 78 Creas municipais também estão realizando atividades de enfrentamento ao crime.

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), será lançada, ainda neste mês, uma Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil com foco na denúncia. Também serão anunciadas ações e serviços que fortalecem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

A alerta do Governo nestas atividades e campanhas é para que a vítima ou o denunciante saiba que para ter acesso à defesa, ele pode ir a um dos pontos de referência especializada ou denunciar pelos número 100 (nacional) e 123 (somente na Paraíba).

Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social assistem a população vítima de algum tipo de violência, em mais de 150 municípios paraibanos. O Disque 123 é o único sistema estadual de denúncias sobre violação de direito do país. Esse atendimento recebe denúncias sobre todo tipo de Direito Violado, inclusive, de exploração sexual infantil, que é considerado um tipo de trabalho infantil.

As denúncias são encaminhadas para os setores competentes e acompanhadas pela equipe do Disque Estadual, por meio de psicólogo, assistente social e advogado.

18 de maio: dia do combate

A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, em Vitória, no estado do Espírito Santo. O corpo foi encontrado seis dias depois, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime não foram responsabilizados.

Abuso x Exploração

A principal diferença entre abuso e exploração sexual, é que, neste segundo caso, a criança e o adolescente são usados como produtos, com interesses financeiros ou em troca de alguma necessidade essencial satisfeita como comida, abrigo ou acesso a educação. A vítima da exploração sexual pode ser usada de diversas formas, desde a comercialização audiovisual, como fotos e vídeos pornográficos na internet; turismo sexual, tráfico para o comércio sexual, entre outros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp