ECONOMIA
Conta de energia fica 7,47% mais cara em seis cidades da PB
Aumento será aplicado para 204 mil unidades consumidoras. No ano passado, o índice de reajuste da Energisa Borborema para as seis cidades havia sido de 40%.
Publicado em 03/02/2016 às 20:45
A conta de energia elétrica fica 7,47% mais cara nesta quinta-feira (4) para os consumidores das cidades de Campina Grande, Queimadas, Fagundes, Boa Vista, Massaranduba e Lagoa Seca.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia aprovado na última terça-feira (2) um reajuste médio na conta de luz do consumidor da Energisa Borborema de 6,91% para residências e indústrias. O aumento será aplicado para 204 mil unidades consumidoras.
Segundo a Aneel, o índice de reajuste para alta tensão (indústrias e consumidores de grande porte) será um pouco menor (5,97%) que as de consumidores residenciais (7,47%).
No ano passado, o índice de reajuste da Energisa Borborema para as seis cidades havia sido de 40%.
Segundo a Energisa Borborema, o aumento está sendo aplicado com base no reajuste tarifário anual, regulado pela Aneel, que reconheceu os custos da distribuidora com a compra de energia e encargos de outros setores, que totalizam 4,2% do reajuste.
Entre os gastos setoriais, se destaca a manutenção e operações nas usinas termelétricas, gastos que são divididos entre todos os consumidores para garantir segurança elétrica, até que o nível de água dos reservatórios usados nas hidrelétricas seja normalizado
Comentários