CULTURA
Mulheres dominam as telas de cinema e buscam atrair grande público às salas
Uma delas é a roqueira Cássia Eller, cujo filme ganha estreia oficial em João Pessoa através do projeto 'Cinema de Arte' da rede Cinépolis.
Publicado em 23/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 13:35
Depois de exibições na programação do ano passado no Fest Aruanda, a história da roqueira Cássia Eller ganha sua estreia oficial em João Pessoa através do projeto Cinema de Arte da rede Cinépolis (Manaíra Shopping).Cássia (Brasil, 2014), do diretor Paulo Henrique Fontenelle, conhecido pelos documentários Loki, Arnaldo Baptista (2009) e Dossiê Jango (2013), mostra a cantora tanto em cima dos palcos – como seus primeiros shows ainda em Brasília – quanto na vida íntima, com registros de vídeos caseiros e depoimentos de pessoas como a sua ex-companheira, Maria Eugênia, e os músicos Zélia Duncan e Nando Reis, este último compositor de um de seus maiores sucessos, ‘Segundo sol’.
O longa-metragem aborda questões delicadas e polêmicas da artista carioca, como o uso de drogas, as relações extraconjugais, o sensacionalismo em torno de uma suposta (e desmentida pelos laudos) overdose que teria causado sua morte prematura, em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos, e a disputa pela guarda de Chicão, filho da cantora.
UNIVERSO FEMININO
No 'circuitão', fora a dominação dos super-heróis da Marvel em Vingadores: Era de Ultron (estreando em João Pessoa, Patos e Campina Grande), mais dois filmes sobre o universo feminino entram em cartaz na capital paraibana.
A blogueira cubana Yoani Sánchez é a personagem principal do documentário A Viagem de Yoani (Brasil, Cuba, EUA, 2015), que estreia no CinEspaço (MAG Shopping).
Entre peças catadas e curtos-circuitos, de forma totalmente autodidata, ela construiu seu primeiro computador, um 286, que passou a chamar de Frankenstein. Com milhões de visitantes por mês, seu blog já foi acusado de ser um dos peões da atual estratégia para a desestabilização política e social de Cuba dos irmãos Castro. Uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a Time, Yoani veio ao Brasil em 2013 a fim de discutir a liberdade de expressão.
O filme é dirigido por Raphael Bottino e Peppe Siffredi, produtores do longa sobre grafitti Cidade Cinza (2012). Por fim, também estreia no CinEspaço a ficção europeia Três Corações (3 Coeurs, França, Alemanha, Bélgica, 2015).
Um homem (Benoît Poelvoorde, de O Preço da Fama) conhece e se apaixona por uma mulher (Charlotte Gainsbourg, de Ninfomaníaca), mas, depois de encontros e desencontros, acaba se aproximando (sem saber) da irmã dela (Chiara Mastroianni, de Bem Amadas).
Comentários