icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Falta de experiência é barreira para primeiro emprego

Mudança na lei deve ajudar jovens entre 15 e 24 anos.

Publicado em 07/04/2013 às 8:00

Quando uma vaga de emprego é anunciada, muitos candidatos entram na disputa com o objetivo de conquistá-la. Entretanto, para muitos, uma exigência recorrente das empresas acaba se tornando uma barreira: a experiência. Esse requisito ainda é o tormento para os jovens que buscam o primeiro emprego. Mas o candidato pode reverter essa situação e mostrar que, apesar de não ter experiência, é capaz sim de ocupar a vaga.

Conforme a coordenadora do setor de recrutamento e seleção da MRH Gestão, Maria Helena Moraes, as dificuldades mais comuns para quem busca o primeiro emprego são: falta de qualificação profissional, imaturidade para se manter no mercado de trabalho e falta de compromisso. Porém, a falta de experiência é o que mais pesa na hora da contratação.

“Quebrar essa barreira do primeiro emprego é um dos passos mais difíceis enfrentados pelos jovens que buscam oportunidades no mercado”, afirmou.

De acordo com Maria Helena, a experiência é uma exigência comum a todos os empregadores e cada dia mais as empresas querem funcionários que já trabalharam em outros locais e desenvolveram a função. “Isso atrapalha o processo do desenvolvimento profissional”, comentou. A coordenadora disse, ainda, que essa exigência acaba tornando o processo seletivo desigual e injusto, em virtude das necessidade das empresas que são cada dia mais competitivas e que exigem, por consequência, profissionais também competitivos.

Mas há exceções. Foi o caso de Gabriela Cavalcante, 21 anos.

Ela deixou o currículo em uma loja do centro de João Pessoa pela manhã e à tarde foi chamada para trabalhar. “Fiquei surpresa quando me ligaram dizendo que a vaga era minha”, destacou. “Pensei que seria difícil, mas graças a Deus tive muita sorte, apesar de não ter experiência alguma”, disse.

Jorlânia de Lucena também não teve dificuldades em conseguir o primeiro emprego, há 8 anos. “Nunca tinha trabalhado, mas a empresa me deu a chance de mostrar que sou capaz. Comecei no provador da loja e agora ocupo o cargo de gerente”, afirmou.

Os dois exemplos servem para mostrar que os candidatos devem aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem para que sejam contratados e assim garantirem o lugar no mercado de trabalho.

A psicóloga e analista de recursos humanos Anna Carolina Nunes disse que há empresas que apostam no potencial dos candidatos que não possuem experiência e muitas vezes se surpreendem com o desempenho deles. “Muitas vezes o candidato não tem a experiência, mas se destaca na entrevista e consegue demonstrar que estão abertos para o aprendizado ”, comentou. Por outro lado, conforme a psicóloga, há empresas que prezam pela experiência, nem que sejam seis meses.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp