CULTURA
Orquestra Sinfônica se apresenta regida por Alexander Mandl
Paraibano com extenso currículo internacional, Alexander Mandl é o convidado especial desta sexta-feira da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que se apresenta às 21h no Cine Teatro Banguê.
Publicado em 04/12/2009 às 10:09
Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba
Paraibano com extenso currículo internacional, Alexander Mandl é o convidado especial desta sexta-feira da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que se apresenta a partir das 21h, no Cine Teatro Banguê, em João Pessoa, na 18ª Noite de Cultura.
No concerto, Mandl assumirá a regência da orquestra e irá atuar como solista ao violino, instrumento de outra ilustre convidada, a canadense Jeanyi Kim. A entrada para o concerto é gratuita.
Confira outras opções de lazer na Agenda Cultural.
O casal esteve ontem no Espaço Cultural ministrando um masterclass de violino. O tempo fechado com que a capital paraibana os recebeu não deve ter trazido boas lembranças para Mandl, que fora convidado pela Orquestra Sinfônica ano passado e não pôde se apresentar porque um temporal levantou uma das placas do teto do Espaço Cultural.
De volta à Paraíba, o músico traz na caixa de seu violino uma vasta experiência no exterior, onde se graduou por três instituições: a Carnegie Mellon University, a Yale University e a University of Wisconsin, na qual integra o corpo docente. É spalla da Kenosha Symphony Orchestra e da Beloit Janesville Symphony; concertino da Milwaukee Chamber Orchestra, diretor artístico e regente da Lakeshore Youth Philharmonic, regente da Elm City Chambler Fest Orchestra e da Timothy Dwight Chamber Orchestra.
O paraibano também é membro fundador do Philomusica Quartet, do Yale Piano Trio, e do Quintessence Piano Quintet. Entre suas principais realizações está a gravação do CD Baby’s Heaven Lullabies, que foi dedicado aos órfãos das vítimas dos atentados que ocorreram em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Já Jeanyi Kim é terceira spalla da Milwaukee Chamber Orchestra e já tocou em salas de espetáculos como o Carnegie Hall, uma das mais prestigiosas da cidade de Nova York. Kim já foi convidada para integrar o corpo da London Symphony Orchestra sob a batuta dos maestros Valery Gergiev e Colin Davis. Foi doutorada pela Yale University e é professora do Elm City ChamberFest, onde ministra masterclasses e é membro oficial do júri. Entre seus trabalhos destaca-se o CD educacional 10 Violins Solos from the Masters, encomenda da editora Boosey & Hawkes, especialista em música clássica.
No repertório que a dupla preparou junto com a orquestra, “Verão”, concerto para violino das Quatro Estações, obra mais popular de Vivaldi. Completam a lista “Finlandia”, de Sibelius, e a “Quinta Sinfonia” de Tchaikowsky.
Comentários