icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Orquestra Sinfônica se apresenta regida por Alexander Mandl

Paraibano com extenso currículo internacional, Alexander Mandl é o convidado especial desta sexta-feira da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que se apresenta às 21h no Cine Teatro Banguê.

Publicado em 04/12/2009 às 10:09

Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba

Paraibano com extenso currículo internacional, Alexander Mandl é o convidado especial desta sexta-feira da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que se apresenta a partir das 21h, no Cine Teatro Banguê, em João Pessoa, na 18ª Noite de Cultura.

No concerto, Mandl assumirá a regência da orquestra e irá atuar como solista ao violino, instrumento de outra ilustre convidada, a canadense Jeanyi Kim. A entrada para o concerto é gratuita.

Confira outras opções de lazer na Agenda Cultural.

O casal esteve ontem no Espaço Cultural ministrando um masterclass de violino. O tempo fechado com que a capital paraibana os recebeu não deve ter trazido boas lembranças para Mandl, que fora convidado pela Orquestra Sinfônica ano passado e não pôde se apresentar porque um temporal levantou uma das placas do teto do Espaço Cultural.

De volta à Paraíba, o músico traz na caixa de seu violino uma vasta experiência no exterior, onde se graduou por três instituições: a Carnegie Mellon University, a Yale University e a University of Wisconsin, na qual integra o corpo docente. É spalla da Kenosha Symphony Orchestra e da Beloit Janesville Symphony; concertino da Milwaukee Chamber Orchestra, diretor artístico e regente da Lakeshore Youth Philharmonic, regente da Elm City Chambler Fest Orchestra e da Timothy Dwight Chamber Orchestra.

O paraibano também é membro fundador do Philomusica Quartet, do Yale Piano Trio, e do Quintessence Piano Quintet. Entre suas principais realizações está a gravação do CD Baby’s Heaven Lullabies, que foi dedicado aos órfãos das vítimas dos atentados que ocorreram em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Já Jeanyi Kim é terceira spalla da Milwaukee Chamber Orchestra e já tocou em salas de espetáculos como o Carnegie Hall, uma das mais prestigiosas da cidade de Nova York. Kim já foi convidada para integrar o corpo da London Symphony Orchestra sob a batuta dos maestros Valery Gergiev e Colin Davis. Foi doutorada pela Yale University e é professora do Elm City ChamberFest, onde ministra masterclasses e é membro oficial do júri. Entre seus trabalhos destaca-se o CD educacional 10 Violins Solos from the Masters, encomenda da editora Boosey & Hawkes, especialista em música clássica.

No repertório que a dupla preparou junto com a orquestra, “Verão”, concerto para violino das Quatro Estações, obra mais popular de Vivaldi. Completam a lista “Finlandia”, de Sibelius, e a “Quinta Sinfonia” de Tchaikowsky.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp