CULTURA
Frenéticas completam 35 anos de gandaia
As Frenéticas, até hoje reverenciadas como um dos símbolos de irreverência, liberação, humor, ousadia e cultura pop, voltaram aos palcos para celebrar 35 anos de sucesso.
Publicado em 26/02/2012 às 8:00
As Frenéticas, até hoje reverenciadas como um dos símbolos de irreverência, liberação, humor, ousadia e cultura pop, voltaram aos palcos para celebrar 35 anos de sucesso. Sucesso sim porque, mesmo depois de mais de três décadas, as músicas do conjunto que “explodiu no Dancin Days” continuam dardejando nas rádios, programações de tvs, e agitando as pistas.
No último dia 21, terça de Carnaval, o grupo se apresentou no Grande Baile Gay do Jockey Club; evento que faz parte do roteiro oficial de bailes do Rio de Janeiro. A escolha do conjunto feminino como principal atração do Baile Gay do JCB - grupo que detém sucessos como “Dancin` Days”, “A felicidade bate à sua porta”, “Feijão Maravilha”, dentre inúmeros outros -, não poderia ser mais pertinente pela identificação com o público alvo do baile. O hit “Perigosa”, por exemplo, caiu no gosto da galera e virou quase um “hino” para a moçada.
Mas o retorno tornou-se mesmo viável depois da bela e emocionante homenagem feita pela TV Globo, no Especial “Por Toda a Minha Vida”. Animadas, Dhu Moraes, Leiloca Neves, Lidoka e Sandra Pêra resolveram cair na gandaia novamente e voltar aos palcos para delírio de várias gerações. E dizer “prazer em conhecer, somos as tais Frenéticas” para uma juventude que nunca teve a chance de vê-las em ação, mas que conhece boa parte de seus hits. As Frenéticas influenciaram comportamentos de jovens e mulheres; ditaram moda., são responsáveis por expressões usadas hoje. E até mesmo pela entrada do verbo “tietar” no Dicionário Aurélio!
Entretanto, a volta das Frenéticas não ficou restrita ao Baile do Jockey Club e nem ao Carnaval. O grupo vai cair na estrada e apresentar-se pelo Brasil, agora assessorado pelo empresário José Carlos Marinho - que trabalhou, durante anos, com nomes como Beth Carvalho, Erasmo Carlos, e é responsável pela agenda da banda The Fevers... Marinho, como é conhecido, abraçou a causa e bota a maior fé nessa retomada: “O trabalho delas é atualíssimo e, hoje, apesar de maduras, continuam com a mesma energia da época em que ainda eram meninas e arrastavam multidões para as pistas de dança”, afirma o empresário.
As Frenéticas estão acompanhadas por uma banda formada pelos manos Mimi Lessa (guitarra), e Marcos Lessa (baixo), que roquearam o sul do país no final dos 60 com o Bicho da Seda; por Paulo Esteves, nos teclados, autêntico roqueiro, ex- Tutti Frutti e Tremendão; e pela batida firme e hipnótica de Guto Goff, do Barão Vermelho.
Zapeando
‘Oscar 2012’ na Globo
Hoje, a Globo exibe a cerimônia de entrega do Oscar, diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos. A festa da maior premiação do cinema mundial terá apresentação de Maria Beltrão, com comentários do ator José Wilker e tradução de Anna Vianna. Durante o ‘Fantástico’ e na transmissão do evento, a correspondente Giuliana Morrone entrará em flashes ao vivo, direto de Hollywood, mostrando os bastidores da cerimônia e a chegada dos famosos ao tapete vermelho. Essa é a sétima vez que Maria Beltrão e José Wilker apresentam juntos a entrega das estatuetas.
Termina horário de verão
Em função do fim do horário de verão, que termina à zero hora deste domingo, a grade da Rede Globo sofrerá alterações em alguns estados a partir de segunda-feira, dia 27. Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, que por lei não adotaram o horário de verão, terão a grade de volta ao seu horário tradicional, com início às 5 horas. A novela ‘Aquele Beijo’ voltará a ser exibida após o ‘JPB 2ª edição’, às 19h30.
De volta à cena
Recuperado do acidente em sua mão na sexta passada, e com a devida autorização dos médicos, Leonardo Brício voltou a gravar na manhã de ontem na Record. Fez todas as cenas marcadas para o seu personagem na minissérie ‘Rei Davi’, menos as de guerra, que serão evitadas durante um período.
‘Bozo’ só pagando
Para realizar a vontade de trazer o palhaço Bozo de volta à programação do SBT, Silvio Santos terá de colocar a mão no bolso. A emissora precisará recomprar os direitos de imagens do palhaço dos herdeiros de Larry Harmon, criador do personagem. Há quem aposte que Silvio irá atrás desses direitos e colocará Bozo no ar aos sábados. O SBT, via assessoria, diz desconhecer negociações para trazer o palhaço de volta. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez.
Comentários