EDUCAÇÃO
Ong Picolé de Manga alfabetiza mais uma turma de crianças carentes
100 crianças do Cordão Encarnado e outras comunidades vizinhas, apredem através de uma metodologia com trabalhos pedagógicos, através de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras.
Publicado em 12/12/2010 às 16:59
Da Redação
A Ong Picolé de Manga realiza amanhã, segunda-feira,13, a formatura da alfabetização de mais uma turma de crianças carentes de João Pessoa. São 30 meninos e meninas da comunidade Cordão Encarnado, Saturnino de Brito e do bairro Ilha do Bispo. A cerimônia acontecerá às 17h, no Clube das Voluntárias, na avenida João Machado, na Capital.
As crianças tem seis anos e entraram na escola da Ong quando tinham quatro anos. Todas passaram pelo Jardim I, II e alfabetização, tiveream acompanhamento piscológico, participaram de oficinas, de artes,atividades recreativas esportivas, como judô e futebol. "Nosso trabalho é ensiná-las a ler e escrever e mostrá-las desde cedo s valores do respeito aos pais, ao próximo e da convicência em sociedade, independente da situação financeira", explica uma das coordenadores da Ong.
A formatura terá a participação dos pais e familiares das crianças e será dividade em três partes. Em um primeiro momento, participam de apresentações artíticas e fazem homenagens aos pais e professores, em seguida será realizada a cerimônia e, por último, o momento festivo do baile. "Nesses cincos anos já alfabetizamos mais de cem crianças que não tinham nenhuma perspectiva; que talvez não tivessem onde estudar e ficariam nas ruas enquando os pais trabalhavam.
Estamos cultivando cidadania e respeito. É uma vitória de todos que com paixão e voluntariado mudam, pra melhor, a realidade das famílias", relata emocionado, Lucélio Cartaxo, um do diretores da Ong.
A ONG
A Organização Não-Governamental Picolé de Manga foi fundada em dezembro de 2005 pelos organizadores do bloco carnavalesco Picolé de Manga, Luciano e Lucélio Cartaxo. A agremiação é integrante da Associação Folia de Rua e em 2010 completou 17 anos de história no carnaval paraibano, concentrando-se tradicionalmente na comunidade Cordão Encarnado, centro de João Pessoa (PB).
Sem fins lucrativos, a ONG nasceu com o objetivo de atuar no Cordão Encarnado também através de ações sociais, desenvolvendo atividadesvoluntárias relacionadas à saúde, educação, cultura e esporte nessa Comunidade. Em cinco anos de fundação, a Organização, localizada na Rua Dom Carlos Gouveia Coelho, Cordão Encarnado, Centro de João Pessoa (PB), já consolidou a prática de trabalhos sociais e alfabetizou mais de 100 crianças.
Educação
Escolinha Infantil Picolé de Manga funcionará os dois turnos, oferecendo o dobro do número de vagas. Assim, 100 crianças do Cordão Encarnado e outras comunidades vizinhas, apredem através de uma metodologia com trabalhos pedagógicos, através de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Os pequenos alunos possuem entre três e seis anos de idade e as aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, por professoras qualificadas, contratadas através de uma parcerias.
Pediatria
Como alunos saudáveis aprendem mais e melhor, os estudantes da Escolinha Picolé de Manga, assim como as demais crianças da comunidade, têm oportunidade de realizar acompanhamento pediátrico, uma vez por semana. O pais também tem apoio psicológico e odontológico.
Comentários