CULTURA
Dois paraibanos estão na nova versão do game 'Angry Birds'
Alisson Ricardo e Ely Marques trabalharam na atualização do game, um dos mais populares dos aparelhos móveis.
Publicado em 05/07/2015 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 13:18
Um dos mais populares jogos dos aparelhos móveis protagonizados por aves raivosas, dois paraibanos e a Nasa, a agência espacial norte-americana. Essa combinação pode ser encontrada na nova atualização do Angry Birds.
Os enfezados pássaros sem asas que são catapultados para recuperar seus ovos roubados por seus inimigos, os debochados porcos verdes, já ganharam o espaço sideral.
Agora, uma edição comemorativa do Angry Birds Space está sendo lançada em virtude da chegada da New Horizon, missão não-tripulada da Nasa a Plutão, sendo a primeira espaçonave a sobrevoar o planeta-anão e suas pequenas luas.
“A empresa (finlandesa Rovio Entertainment) fez uma parceria com a Nasa para lançar o jogo dentro de um conceito educacional sobre o nosso sistema solar”, explica o paraibano Alisson Ricardo, que atuou como lead animator (cria, anima e supervisiona outros animadores) do projeto. “O convite veio depois de outros trabalhos que realizei na área de animação, sendo o mais recente deles um pra Disney Channel, o Dino Aventuras”.
Um dos colaboradores na animação do novo Angry Birds Space foi o conterrâneo Ely Marques, cineasta e editor de imagens conhecido no cenário paraibano audiovisual.
“O processo criativo foi muito intenso, toda equipe era muito pro-ativa”, relembra Ely, que recebia os roteiros e elementos gráficos para animação digital. “Todo conteúdo científico foi passado com base nas orientações dos parceiros, inclusive a Nasa. Diariamente eles mandavam correções e sugestões sobre tudo que estávamos fazendo.”
As animações ilustram fatos científicos do nosso sistema solar e a missão New Horizon narrados por especialistas da Nasa. O conjunto de 15 vídeos compõem uma série chamada Rocket Science Show e fazem parte do novo jogo.
“As animações interagem com os vídeos gravados nos laboratórios da Nasa com experts que trabalham lá. Eles também avaliaram desde os roteiros até as animações finais, cuidando pra que não passássemos alguma informação cientificamente incorreta”, conta Alisson Ricardo.
O maior inimigo dos paraibanos e equipe não vinha da chuva de pássaros enfezados sem asas despencando do céu (no caso, do espaço), mas da maior das dificuldades, segundo Ricardo: o prazo. “Sempre queremos fazer o melhor e o tempo sempre é inimigo nessas horas”.
Apesar de já ter certa experiências com computação gráfica para o cinema e TV, Ely Marques estreou num projeto com jogos eletrônicos. “Entender como tudo ia se encaixar no resultado final do jogo foi um pequeno desafio, mas, mesmo com as barreiras culturais e das línguas, toda a equipe foi muito unida e rapidamente entrei no ritmo”.
Além dos paraibanos, mais três brasileiros fizeram parte do time: o paulista Fábio Florencio e os pernambucanos Chico Spencer e Diogo Bazante, os dois primeiros funcionários da Rovio e o último contratado como compositor musical freelancer.
Depois de nove anos de viagem, a chegada a Plutão do New Horizons está prevista para o próximo dia 14.
Quarto game da série, Angry Birds Space foi lançado em 2012, também em parceria com a Nasa. A atualização do jogo pode ser baixada no site do Google Play (para o sistema operacional Android) e no Itunes (para o IOS).
Comentários