icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PB tem quatro cidades entre as 20 com melhor transparência

Nazarezinho aparece na 3º lugar na Escala Brasil Transparente (EBT), divulgada pela CGU hoje. Levantamento mediu cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Publicado em 15/05/2015 às 17:07

Localizada no Sertão da Paraíba e com uma população de menos de 8 mil habitantes, Nazarezinho é a terceira cidade do país em índice de transparência pública. O dado é da Controladoria-Geral da União (CGU) que divulgou nesta sexta-feira (15), em Brasília, a Escala Brasil Transparente (EBT). Além do município sertanejo, outros três paraibanos aparecem no ranking dos 20 melhores colocados: São José do Sabugi (12º), João Pessoa (13º) e Taperoá (14º). Já entre os estados, a Paraíba aparece na 14ª colocação.

A Escala Brasil Transparente foi criada pela CGU para avaliar o grau de cumprimento, por estados e municípios, às normas da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), que está completando três anos. No total, a CGU analisou a situação de 492 cidades com até 50 mil habitantes, incluindo todas as capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculado pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%).

Na Paraíba, a CGU avaliou a transparência do poder Executivo de 18 cidades (8% do total de municípios). Com a nota 9,58, Nazarezinho só ficou atrás das cidades de Apiúna, em Santa Catarina, e São Paulo, ambas com 10,0. O município paraibano só não alcançou nota máxima por que na regulamentação da Lei de Acesso não existe a previsão para autoridades classificarem informações quanto ao grau de sigilo.

São José do Sabugi aparece com uma nota 8,47, mesma nota da capital João Pessoa e Taperoá alcançou 8,33. Por outro lado, São José do Brejo do Cruz, Algodão de Jandaíra, Pedra Branca e Mari estão entre os 63% municípios do país que tiraram zero, nenhum deles regulamentou a Lei de Acesso à Informação.

No ranking específico das capitais, João Pessoa figura na 7ª posição. A cidade paraibana atende a praticamente todos os requisitos cobrados pela Controladoria-Geral da União, só não possui no site a indicação da existência de um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) Físico e os pedidos de informação não têm sido respondidos no prazo e nem em conformidade com o que foi solicitado.

Paraíba em 14º

O poder Executivo estadual ficou na 14ª posição no ranking nacional com a nota de 7,78. A nota não tem influência dos municípios.

Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Eles são seguidos do Paraná, de Sergipe, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com notas 9,72; 9,31; 9,17 e 9,17, respectivamente. Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista com notas zero.

Os entes que tiraram nota baixa e tiverem dificuldades na implementação da Lei de Acesso podem entrar em contato com a Controladoria para pedir auxílio ao órgão pelo Programa Brasil Transparente. Criado em 2013, o programa ajuda estados e municípios na aplicação de medidas de transparência, a partir de capacitações, distribuição de material, apoio no desenvolvimento dos Portais da Transparência locais e cessão do código-fonte do Serviço Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp