icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

ONG realiza protesto na capital

Integrantes da ONG Guajiru realizaram uma manifestação pedindo aprovação de uma licença ambiental para a permanência no Bessa.

Publicado em 11/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 16:41

A Organização Não Governamental Tartarugas Urbanas - Guajiru realizou uma manifestação durante a tarde de ontem, em João Pessoa. Os integrantes da entidade e participantes da mobilização pediam à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) a aprovação de uma licença ambiental para a permanência da estrutura da ONG no bairro do Bessa, orla de João Pessoa, onde funcionou até o mês passado. No entanto, o órgão federal ainda não emitiu parecer à solicitação.

Até 2013 a Guajiru atuava na praia de Intermares, em Cabedelo. Mas os protetores deixaram o local porque o estabelecimento que servia de sede para a ONG foi demolido. Meses depois as equipes passaram a funcionar em um espaço cedido pela Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), que ingressou com um pedido de licença permanente na SPU para que a entidade permanecesse no local. No entanto, o órgão federal não respondeu à solicitação.

“Concedemos dois contêineres na praia do Bessa para que eles pudessem ter um ponto de apoio, mas só podíamos deixá-los no local por três meses, assim solicitamos licença definitiva à SPU”, esclareceu o secretário Edilton Rodrigues.

Enquanto o impasse legal não é resolvido, os trabalhos realizados pela Guajiru permanecem suspensos. “Está tudo parado, principalmente as atividades de educação ambiental.

Não temos um espaço físico e a conscientização da sociedade só é possível através dos trabalhos que vinham acontecendo. Sem ponto de apoio é impossível”, ratificou a responsável pela ONG, Rita Mascarenhas.

A bióloga Clenia Batista, 28 anos, realizou trabalhos acadêmicos de especialização e seu mestrado foi baseado nos estudos realizados pela organização. “Na especialização eu relacionei a questão do turismo e a tartaruga e no meu mestrado tratei do lixo e as consequências que os resíduos vêm trazendo para as tartarugas. A ONG é de extrema importância enquanto agente de conscientização social”, defendeu Clenia.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) foi procurada pela Guajiru e os representantes do órgão informaram que é necessário que a Semam encaminhe um pedido de licença ambiental também à Superintendência.

“A solicitação tem que ser encaminhada tanto para SPU como para Sudema. Conforme o encaminhamento, a Sudema irá realizar uma análise sobre a viabilidade ambiental do local, para assim emitir essa licença”, destacou o coordenador de estudos ambientais da Sudema, Thiago Silva.

Ainda ontem, os representantes da Guajiru se reuniram com a superintendente da União na Paraíba, Daniella Bandeira. Após esclarecimentos legais sobre a obtenção de espaço em área da União, a SPU pediu que a ONG elabore um projeto para que o órgão emita um parecer.

“Esse projeto concorreria com outros de outras organizações que também pretendem possuir uma sede em área da União, submetido assim a um processo licitatório, onde seria analisado e, se fosse viável, seria deferido”, esclareceu Daniella Bandeira.

Sobre o pedido de cessão de área encaminhado pela Semam, a superintendente alegou que o pedido de licença estava sendo apreciado, quando a ONG não esperou o parecer e retirou-se do Bessa.

“A Organização fez sua retirada sem nenhum tipo de solicitação nossa. A SPU em nenhum momento enviou documentação exigindo a saída deles, porque estamos em processo de estudo sobre o caso”, concluiu Daniella Bandeira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp