icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ricardo Coutinho anuncia hoje novos reitor e vice da UEPB

Anúncio dos nomes dos novos reitor e vice reitor da UEPB acontece nesta quinta-feira (13) no Palácio da Redenção.

Publicado em 13/12/2012 às 6:00


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, revelou ontem, em Campina Grande, que vai anunciar hoje, às 10h, em coletiva no Palácio da Redenção, o nome do novo reitor e do vice da Universidade Estadual da Paraíba. Integram a lista tríplice os professores Rangel Júnior, José Cristóvão de Andrade e Eliana Maia. Eles foram escolhidos pelo voto da comunidade da UEPB que participou da consulta interna, em maio deste ano. O mandato da atual reitora Marlene Alves termina hoje.

“Eu tive reuniões separadas há algum tempo com os três reitoráveis Eliana Maia, Andrade e Rangel Júnior. Depois achei que deveria conversar com os três conjuntamente e conversei duas vezes”, adiantou Ricardo, acrescentando que a “escolha do reitor passa pela lista tríplice. Qualquer dos escolhidos faz parte da democracia, visto serem os mais votados", pontuou.

Ao ser indagado sobre as críticas recebidas da reitora Marlene Alves, que apoiou Rangel Júnior, atual pró-reitor de Planejamento, Ricardo disse que "não tomo decisão baseado no que foi dito gratuitamente contra mim. A UEPB não tem dono, somos parceiros". Ele lembrou que o governo ofereceu cursos de especialização a oito mil professores, através da UEPB.

Para o governador, o desafio para o próximo reitor é compreender a fase atual por que passa a UEPB, com fissuras e divergências, em busca de uma convergência interna. “Precisamos compreender o processo que a UEPB passa, as fissuras internas que ela naturalmente hoje apresenta e que ela precisa olhar um pouco no horizonte e que independente das divergências precisa haver uma convergência, de paradigmas, referências, onde o próximo reitorado pudesse caminhar”, defendeu.

PACTO RECUSADO
O professor José Cristóvão de Andrade, segundo mais votado na consulta para reitor da UEPB, revelou que o governador Ricardo Coutinho propôs um pacto entre os membros da lista tríplice para administrar a instituição. Pela proposta, independente de quem for nomeado, as três chapas teriam participação na administração da reitoria. Na prática, os cargos seriam preenchidos proporcionalmente de acordo com a votação de cada um reitorável. “Eu disse que nós só aceitaremos pacto com as oposições ao atual modelo. Aceitar isso com a chapa de Rangel Júnior é colocar o lixo debaixo do tapete dos graves problemas que a UEPB enfrenta hoje”, frisou Andrade.

O professor Rangel Júnior, o mais votado na consulta, confirmou a proposta do governador sobre a pactuação, mas disse que não iria dar detalhes sobre a reunião. “Eu não tenho dúvida de que o governador vai nomear o mais votado".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp