icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mangabeira festeja 30 anos

Bairro da Zona Sul de João Pessoa tem característica de cidade; se tivesse autonomia, teria o 6º maior número de habitantes da PB.

Publicado em 21/04/2013 às 8:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:52

Um bairro com características de cidade. Assim pode ser definido o conjunto habitacional Tarcísio de Miranda Burity, conhecido como Mangabeira, o mais populoso de João Pessoa.

Localizado na zona sul da capital, Mangabeira completa 30 anos de fundação na próxima terça-feira com avanços importantes em sua história. É considerado o bairro 'mais completo' da cidade, mas não escapa de problemas como a precariedade nas áreas da saúde e segurança pública.

Quem mora em Mangabeira geralmente se orgulha de não precisar sair do bairro para ir ao banco, ao supermercado, ao hospital, ou mesmo ao comércio. Lá tem de tudo, é só procurar. Logo na avenida principal do bairro (a segunda maior de João Pessoa), a Josefa Taveira, é possível perceber como o bairro está bem assistido em relação a lojas de vestuário, eletrodomésticos, clínicas particulares, agências bancárias e supermercados.

O crescimento de Mangabeira se deu progressivamente ao longo dessas três décadas. Atualmente, a avenida Josefa Taveira é tomada por estabelecimentos comerciais. São poucas as moradias que restaram. O comércio existente em Mangabeira tem reflexo não apenas na economia do bairro, como também no trânsito, que registra congestionamentos frequentes. O comerciante Valdecí Soares disse que “vem gente de todo lugar comprar aqui”.

A mesma população que se orgulha do comércio em Mangabeira, também reclama da insegurança no bairro. O lavador de carros Joseilton Mendes disse que ele e a família têm medo de sair de casa à noite com medo de assaltos. “A gente precisa de mais policiais nas ruas e nas praças”, declarou. A lojista Carla Cristina concorda. “Acho que o policiamento é fraco. Por ser um bairro enorme, Mangabeira deveria ser melhor assistida no que diz respeito à segurança pública”, revelou.

Pequenos roubos nas proximidades do mercado público são frequentes, segundo comerciantes da área.

O estudante Josafá Soares também se queixa da insegurança nas ruas de Mangabeira. “Podemos dizer que houve melhoria nos últimos meses, mas ainda não temos policiamento suficiente”, comentou. A reclamação se torna mais frequente à medida que se afasta das principais avenidas do bairro. No conjunto Cidade Verde, por exemplo, há quem deixou de sair de casa depois das 17h temendo ser vítima de bandidos.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Lívio Delgado, disse que desconhece a ausência de policiamento no bairro de Mangabeira. “Isso é uma inverdade.

Mangabeira é um dos bairros de maior movimentação de viaturas da polícia. São incontáveis as operações que fazemos por lá”, declarou. “Inclusive gostaria de dizer que a próxima unidade de polícia solidária será instalada em Mangabeira”, comentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp