VAMOS TRABALHAR
IBGE computa 22.220 inscrições para 3.792 vagas na Paraíba
Contagem foi feita até esta terça-feira (13). Cargo de recenseador exige nível fundamental completo. Salário será calculado de acordo com a produção do recenseador.
Publicado em 13/04/2010 às 19:01
Da Redação
Com informações do G1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) computou, até esta terça-feira (13), 22.220 inscritos no concurso para 3.792 vagas de recenseadores temporários nos, 223 municípios do estado da Paraíba.
No Brasil, o IBGE contabilizou, até esta terça-feira (13), 1.042.506 inscritos no concurso para 191.972 vagas de recenseadores temporários (179.636 para ampla concorrência e 12.336 para deficientes) - média de 5,43 candidatos por vaga. O total de inscritos está dentro do 1 milhão estimado pelo instituto.
A quantidade final de inscritos, porém, ainda não fechada. De acordo com o IBGE, o total de inscrições realizadas nos postos de inscrição ainda está sendo computado (até o momento, foram 294.605 inscritos). Pela internet, foram 731.610 confirmações de inscrição.
O estado com o maior número de candidatos por vaga até o momento é o Pará, com 53.720 inscritos para 6.121 chances, média de 8,78 candidatos por oportunidade. Em São Paulo está a menor relação de candidato por vaga: 3,63. São 158.577 inscritos para 43.634 vagas (veja a relação de inscritos em todo o país).
Sem inscritos
No total, 12 regiões não receberam inscritos. De acordo com o IBGE, nesses casos, haverá uma redistribuição de recenseadores de localidades próximas para os postos de trabalho nos locais que não receberam inscritos.
Sete regiões que não receberam inscritos estão em Minas Gerais, são elas:Bertópolios/Umburaninha, Buritizeiro/Paredão de minas, Chalé/Professor Sperber, Durandé/São João da Figueira, Lagoa Formosa/Limeira de Minas, Prata/Patrimonio e São Tiago/Mercês de Água Limpa.
Três estão no Mato Grosso do Sul, são elas: Eldorado/Aldeia Terra Cerrito; Itaporã/Reserva Indigena Terra Horta Barbosa e Paranhos/Assentamento São José do Jatobá, São Cristovão, Vicente de Paula Silva.As outras duas regiões são Parque Real, no Rio de Janeiro, e Calmon, em Santa Catarina.
Cargo
O cargo exige nível fundamental completo. O salário não foi divulgado e, segundo o edital, será calculado de acordo com a quantidade de questionários preenchidos.Segundo o IBGE, a média é de R$ 800 a R$ 1,6 mil para cerca de 300 domicílios visitados (veja aqui o edital).
O horário é feito pelo recenseador. O Censo 2010 começa a ser executado no dia 1º de agosto. A contratação dos recenseadores será a partir de 26 de julho.
O contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade. Os candidatos contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente, observados cumprimento de prazos e produtividade.
Segundo o edital, a previsão de execução dos trabalhos é por um período de um a quatro meses, utilizando computadores de mão.
A jornada de trabalho recomendada é de 25 a 30 horas semanais, além da participação obrigatória no treinamento, que terá duração de cinco dias e meio e carga horária de 8 horas diárias.
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas. A duração das provas será de quatro horas. Os exames estão previstos para serem realizados em 30 de maio, das 13h às 17h. Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 18 de maio.
Comentários