icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estudantes têm aula de primeiros socorros

Alunos de escola estadual aprenderam técnicas de massagem cardíaca, transporte e como reagir em situações de emergência.

Publicado em 06/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:51

Aproximadamente 300 alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Gomes, localizada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, participaram da primeira aula prática do projeto “Introdução aos primeiros socorros nas escolas”.

A ação realizada ontem é resultado de parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Os alunos aprenderam técnicas de massagem cardíaca, mobilização e transporte e como reagir em casos de fraturas, luxações, hemorragias, queimaduras e engasgos, além da importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, a ação incluiu a realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

De acordo com o gerente operacional de Desporto Escolar (Gode/SEE), José Geraldo Castro, o objetivo do projeto é conscientizar os estudantes sobre os riscos e prevenção de acidentes corriqueiros. “Queremos mostrar aos alunos como evitar contusões, lesões, engasgos e como agir nestes casos, ou seja, saber socorrer alguém”, afirmou, completando que o projeto será realizado quinzenalmente em escolas da capital.

A gerente da 1ª Regional de Educação, Wleica Aragão, compareceu à primeira aula do projeto. “É importante que os alunos saibam o que podem e devem fazer no caso de algum acidente, já que eles são passíveis a isso o tempo todo. Por isso, é importante a parceria entre o governo do Estado e o Unipê”, afirmou. O professor de Artes Erisvaldo Pedro também afirmou que a ação é de fundamental importância para os estudantes.

“Estamos lidando com adolescentes. A maioria deles tem irmãos pequenos, alguns têm até filhos já e os socorristas trataram de assuntos corriqueiros, como engasgo e acidentes domésticos. Então, são coisas que se você não tiver o mínimo conhecimento de como lidar, pode entrar em desespero e causar um dano maior. Então, acho que é fundamental para a educação, de modo geral, que haja esse tipo de treinamento e conscientização de como agir num momento desses. São precauções necessárias para, até mesmo, salvar uma vida”, salientou o professor Erisvaldo.

APRENDIZADO PARA O DIA A DIA

O estudante Jackson de Assis Hermógenes, da 2ª série do Ensino Médio, disse que gostou bastante do que aprendeu ontem. “O que aprendemos pode ser usado no dia a dia, pois são acidentes que não são raros de acontecer, podem acontecer com qualquer pessoa. No almoço você está em casa com a família e alguém de repente engasga. Aí, você já sabe como agir. Aprendi qual é a hora certa de tossir, como deitar a pessoa e onde pressionar nas costas”, explicou.

A estudante Beatriz Sabrina Ferreira, da 1ª série do Ensino Médio, afirmou que o que mais gostou de aprender foi a massagem cardíaca.

“A gente sabe que em todas as ocasiões podem acontecer acidentes, tanto em casa como na rua e nos ônibus, e precisamos estar sempre preparados para alguma coisa que possa acontecer. A gente tem que aprender porque isso acontece no nosso cotidiano, especialmente com bebês, que são mais frágeis. Eu gostei de aprender a massagem cardíaca porque meu pai faleceu de ataque fulminante, então, se acontecer com mais alguém da minha família, eu já sei como agir”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp