VIDA URBANA
Maranhão inaugura adutora de Acauã, que beneficiará cerca de 135 mil pessoas
Moradores de dez municípios, localizados na região do Baixo e Médio Paraíba serão diretamente beneficiados com a adutora.
Publicado em 15/06/2010 às 11:22
Da Redação
Com Secom-PB
O governador José Maranhão inaugura nesta quarta (16) e quinta-feira (17), o Sistema Adutor de Acauã. A obra, com seus 93 quilômetros de extensão, está orçada em R$ R$ 113.243.742,79 e é mais uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC).
Os moradores de dez municípios, localizados na região do Baixo e Médio Paraíba serão diretamente beneficiados com a adutora, que abastecerá com água tratada uma população de 135.050 pessoas. Os municípios beneficiados são: Juarez Távora, Zumbi, Ingá, Itatuba, Salgado de São Félix, Mogeiro, Juripiranga, Pilar, São Miguel de Taipú e Itabaiana.
“Mais de 135 mil pessoas passam a ter segurança hídrica, dispondo de um abastecimento de água digno e seguro, invulnerável ao fenômeno das secas” comemora o secretário de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento. A fonte hídrica da adutora é a barragem de Acauã, terceiro maior reservatório do Estado, com 253 milhões de m³, construído no Governo José Maranhão.
A exemplo dos Sistemas Adutores de Congo e Capivara, recentemente inaugurados pelo Governo do Estado, Acauã possuí sistema de automação destinado ao controle à distância de todos os seus componentes físicos: são 8 Estações de Bombeamento, 3 Estações de Tratamento de Água, além de reservatórios apoiados e elevados construídos em pontos estratégicos dentre as 10 cidades atendidas.
Acauã-Mirim
No início do último mês de maio, o governador José Maranhão entregou a Barragem de nível/ponte denominada Acauã-Mirim, parte integrante do Sistema Adutor de Acauã. Sarmento lembrou que Acauã-Mirim foi construída para possibilitar a captação de água na Estação de Bombeamento do Sistema Adutor Acauã em Salgado de São Félix. A obra, hoje, além dessa função, encurtou a distância rodoviária entre as cidades da margem direita do rio Paraíba com todo o Estado, em particular com a BR-230 duplicada. “Mais do que sua funcionalidade como barragem, ponte e passagem molhada a obra tornou-se um ponto turístico da região e atrai, todo final de semana, milhares de visitantes que se banham nas águas de Acauã-Mirim.”, comemorou o secretário.
Comentários