icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Peças em alfaiataraia podem compor de looks sérios a despojados

Perfeição no corte, tecidos estruturados, acabamento invisível, e padronagens clássicas, são características desse tipo de molde. 

Publicado em 03/05/2015 às 14:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:21

Como o nome já diz, alfaiataria vem de alfaiate. É uma técnica utilizada onde a modelagem e o corte são feitos de maneira exclusiva para o cliente. A perfeição no corte, tecidos estruturados, acabamento invisível, e padronagens clássicas, são algumas das características desse tipo de molde. O resultado é uma aparência impecável, refinada e elegante. Porém, o que nem todo mundo sabe, é que esse estilo mais formal pode ser possivelmente combinado às peças mais casuais e despojadas. O mix de estilos pode ser uma ferramenta versátil na hora de montar os diversos looks diários.
Segundo a produtora de moda, Luziane Lima, a exclusividade da peça em alfaiataria se transformou no fazer industrializado. “É possível encontrar em tamanhos padronizados desde empresas especializadas neste tipo de vestuário a lojas de departamento”, pontuou. As peças em alfaiataria podem ser encontradas de formas variadas e em diversas cores: blazers, ternos, calças, vestidos, saias, shorts, coletes, camisas.
Para deixar o look informal em alfaitaria, é ideal realizar a mistura de peças formais com às esportivas. Esse mixé uma tendência que promete marcar as estações e deixar o dia a dia ainda mais prático, principalmente para as mulheres que não dispensam o clássico blazer e abusa do short em corte e modelagem clássica. Todavia, misturar os estilos não é tarefa fácil, além de bom senso e bom-gosto, é preciso praticar as combinações, para que na hora de montar o look não se peque por abusar do formal e detalhar pouco o casual. O equilíbrio entre os dois estilos é fundamental, caso contrário, é melhor não ousar e permanecer na zona de conforto.
Se o objetivo é usar o versátil e moderninho short em alfaiataria, seja para ir a um churrasco ou evento mais informal, é interessante combiná-lo com t-shirt, regatões, blusinhas mais descontraídas, que confiram modernidade ao visual. É possível incluir a pegada street e a alfaiataria no dia a dia, mesclando sempre às peças com referências esportivas “Essa mistura deixará o look informal, porém arrumado ao mesmo tempo. Em um evento mais requintado, basta combiná-lo com salto alto e uma camisa com aspecto acetinado ou mais elaborada com detalhes bordados”, mencionou Luziane Lima.
Já calças e saias em alfaiataria podem ajudar a compor looks com outras peças em tecidos mais pesados, como a malha, algodão ou jeans. A saia reta, estilo lápis, em alfaiataria pode ser combinada com blusas mais esportivas, em cores intensas, e estampas.
O colete em alfaiataria pode ser combinado com um look mais básico para deixá-lo com aparência mais refinada. Os looks casuais vão para as mais despojadas, que misturam alfaiataria clássica às peças práticas, como as calças denim, jaquetas de couro e t-shirts basiconas. Essa peça pode ser um coringa, pois perpassa livremente entre os dois estilos, tanto o clássico como o despojado, basta usá-lo de acordo com o que a ocasião pede.
“Vai bem com diversas peças e pode ser usado como complemento de saias, shorts, calça e vestido. Para ir a uma festa opte por peças com paêtes, bordados e tecidos mais brilhosos”, garantiu a especialista, em defesa dos coletes.
Blazers são peças-chaves na produção
Os blazers são peças-chaves na hora de montar qualquer produção, desde as mais simples e casuais, às mais formais, clássicas e sofisticadas. É o tipo de peça insubstituível no guarda-roupa e que deve acompanhar as mulheres nas mais diversas ocasiões. Blazer com jeans, com legging, com saia lápis, calça social, são inúmeras as combinações.
Nesse caso, a dica é apostar no lema do ‘menos é mais’. Se vai usar o blazer para montar um visual despojado, deixe que apenas ele figure a ideia de formalidade. Contudo, se for usá-lo em ocasião mais formal, ele pode ser facilmente agrupado a uma outra peça no mesmo estilo. Contudo, é sempre bom lembrar que o visual formal não precisa necessariamente ser composto só por peças formais. Essa dica vale da mesma forma para os visuais casuais.
Os conjuntinhos em alfaiataria são também ótimas opções. Para modernizar opte por peças coloridas em um look monocromático. “O preto é a opção mais comum e para modernizá-lo aposte em acessórios e calçados coloridos ou estampados, colares elaborados ou batom vermelho”, frisou Luziane Lima.
Existem algumas combinações que são infalíveis até para quem não gosta muito de sair do básico e trivial. O short em alfaiataria com uma camiseta em tecido leve e fluido, mais max colar, salto alto e uma mini bag em cor chamativa, é uma produção parceira em muitas ocasiões. A saia reta moderna, com uma fenda, na cor preta, combinada com camiseta estilo jaqueta jeans amarrada na cintura e um salto em bloco também pode ser uma opção para quem quer incorporar a mistura de estilos.
Para não errar nas combinações, as peças que não podem faltar nos looks são: maxibolsas, tênis casual sem cadarço, calças de seda e alfaiataria, roupas de malha esportiva, casacos, moletom, ankle boots e mocassins. São peças-chaves para quem deseja ousar e cair no gosto do mix de estilos. As mulheres que precisam de um look mais formal, não podem abrir mão de casaco ou vestido de couro, uma bolsa quadrada, uma manta ou lenço estampado, e um belo e elegante par de scarpin.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp