VIDA URBANA
Ibama orienta como proceder caso mais pinguins sejam encontrados na PB
De acordo com veterinário do Ibama, ave não pode ser acondicionada em ambiente frio ou com gelo. Atitude mais indicada é chamar profissionais do Ibama ou da Polícia Ambiental.
Publicado em 19/07/2011 às 8:02
Do Ibama
Um pinguim-de-magalhães, da espécie Spheniscus magellanicus, de acordo com a plumagem, sub-adulto, foi encontrado nadando no mar de Cabo Branco, em João Pessoa, na manhã do último domingo (17).
Ao avistarem o animal, frequentadores da praia ligaram para o Batalhão de Polícia Ambiental, que fizerem o resgate e encaminharam a ave ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
O médico veterinário do Cetas, Guilherme Carniel Wagner, recomenda aos pescadores e população em geral que, ao avistarem pinguins no mar, não os retirem de dentro d’água, deixando as aves seguirem sua rota naturalmente.
"Caso os pinguins estejam na praia, aparentando fraqueza ou debilidade física, ao serem recolhidos não devem ser acondicionados em ambientes frios ou com gelo. As pessoas devem colocá-las em uma caixa, acomodá-las em ambiente calmo para evitar estresse e ligar imediatamente para o Ibama ou para a Polícia Ambiental, que deverão proceder o resgate”, esclareceu.
Os números de telefone para contato são (83) 3244-3464 ou (83) 3245-4901 (Cetas). Já para entrar em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental, o número é (83) 3218-7222.
De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Ronilson José da Paz, este é o segundo ano que espécies de pinguim são encontradas nas praias de João Pessoa. Em 2008, também foi encontrado um indivíduos dessa mesma espécie na Praia do Cabo Branco.
Pinguim foi encontrado no último domingo (17)
"Geralmente esses animais são avistados até a Bahia. Entretanto, devido à frente fria do último final de semana, o pinguim deve ter perdido de seus companheiros", finalizou.
Comentários