VIDA URBANA
Aves silvestres são apreendidas com funcionário que presta serviço ao Ibama
Dez aves silvestres foram apreendidas na terça-feira (5) na casa de um funcionário que presta serviço de limpeza ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Publicado em 06/07/2011 às 10:19
Da Redação
Com TV Cabo Branco
Dez aves silvestres foram apreendidas na terça-feira (5) na casa de um funcionário que presta serviço de limpeza ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A apreensão aconteceu em Mangabeira e o acusado foi multado em R$ 5 mil pelo crime ambiental.
Os fiscais chegaram até Manoel Bento, de 48 anos, após receber uma denúncia anônima. Na ouvidoria do órgão. Além de pagar a multa o acusado assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele também vai ser afastado do Ibama.
As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, na Grande João Pessoa. O Ibama pede para que as denúncias de crime ambiental sejam feitas pela Linha Verde (0800-618080).
Mais de 3.300 animais resgatados
Nos primeiros cinco meses deste ano o Cetas resgatou mais de 3.300 animais na Paraíba. O número já representa 68,5% do total apreendido no ano passado, que foi de 4.837 animais.
A bióloga e analista ambiental Tarsila Cavalcanti, do Cetas-PB, explicou que as aves são lideraram o ranking de apreensões. “As aves são as mais capturadas porque são também as mais criadas em cativeiro, pelas características que possuem como beleza, plumagem e canto”, disse.
Comentários