POLÍTICA
Mais de 430 mil ainda faltam recadastrar título
Apenas 43% dos eleitores da capital e 41% de Campina Grande fizeram o recadastramento, segundo números do TRE.
Publicado em 17/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:28
Mais de 436 mil eleitores ainda não realizaram o recadastramento biométrico em João Pessoa e Campina Grande. Até a última sexta-feira, apenas 43% (272 mil) dos eleitores da capital e 41% (114 mil) de Campina atualizaram o cadastro junto à Justiça Eleitoral. Das 2 mil vagas abertas para agendamento da biometria, cerca de 600 foram preenchidas até a última sexta-feira.
Os eleitores também podem realizar o recadastramento através do atendimento espontâneo (ordem de chegada). Em João Pessoa, o posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fica localizado no Procon Estadual e em Campina Grande no Fórum Eleitoral e no Museu Vivo.
As 1,4 mil vagas abertas para agendamento estão distribuídas em postos da capital: Casa da Cidadania em Mangabeira (215 vagas); Núcleo de Apoio às Urnas (Natu), no bairro José Américo (526); sede do Procon Estadual, na Lagoa (587); e na Subprefeitura de Mangabeira (123). Mesmo com a ampliação nos postos de atendimento, o recadastramento segue abaixo da meta esperada pelo TRE-PB para o final de 2013.
“Colocamos à disposição desses dois maiores colégios eleitorais postos de atendimento para a biometria tanto na modalidade por agendamento, que oferece maior comodidade para escolher dia e horário, como espontâneo, por ordem de chegada. No entanto, estamos constatando uma diminuição na procura pelo eleitorado, que deverá sobrecarregar no final da campanha, em março de 2014”, disse o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Leonardo Lívio, há desinteresse por parte dos eleitores. “Antes, 1,5 mil vagas eram ocupadas por hora, agora as pessoas simplesmente deixam de acessar o site e agendar seu atendimento”, lamentou Leonardo Lívio. O secretário destacou que o posto de atendimento montado no Natu, no José Américo, está sendo subutilizado, embora esteja localizado em um ponto estratégico para atender à demanda da zona sul. De acordo com o secretário, o posto está preparado para atender quase 700 pessoas por dia.
POSTO NA ZONA SUL
O Natu fica localizado no bairro José Américo, na Avenida Hilton Souto Maior, em frente ao templo da Igreja Universal. Para chegar de ônibus ao local, o eleitor deve usar a linha 203 (Mangabeira via Rangel) que funciona 24 horas e atende aos moradores de Mangabeira VII, trafegando via Josefa Taveira, seguindo pelo José Américo, Rangel, Avenida 2 de Fevereiro até o Centro e Terminal de Integração do Varadouro.
O atendimento para as 1,4 mil vagas é para o período até o dia 19 de dezembro, próxima quinta-feira.
Comentários