VIDA URBANA
Seminário 'Cidade Expressa' debate melhorias para trânsito
Evento vai reunir especialistas a partir das 8h de hoje no Teatro da Facisa, em Campina Grande.
Publicado em 05/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 16:56
Integrar satisfatoriamente aspectos como, infraestrutura, planejamento e inteligência humana, e através da integração desses fatores trazer benefícios para as cidades, a exemplo de planejamento urbano, melhoria nos transportes, consumo consciente dos recursos naturais, dentre outros. Esse é o conceito de “cidade inteligente”, um dos temas que serão abordados na 3ª edição do Seminário Cidade Expressa, realizado pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande (CTMU) e promovido pelo JORNAL DA PARAÍBA. O evento acontece hoje pela manhã no Teatro da Facisa e vai reunir especialistas para tratar de mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável. O seminário será encerrado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Para o coordenador do CTMU, Anchieta Bernardino, o seminário está se consolidando como um fórum de discussão entre a sociedade civil, os especialistas e o poder público. “Esse espaço permite a interação da sociedade. A gente vem discutindo mobilidade urbana há três anos e agora estamos trazendo um tema novo, que é a economia criativa, usando a inteligência para fortalecer o potencial da cidade. É interessante a participação da população para conhecer as propostas do município em relação à locomoção das pessoas”, disse.
No primeiro momento do seminário haverá a assinatura do contrato de licitação do transporte público de Campina Grande, que estabelece a concessão de 15 anos para que as empresas operem na cidade. Os vencedores da licitação realizada pela prefeitura foram os consórcios Santa Maria e Santa Verônica, compostos pelas empresas Cabral, Nacional, Cruzeiro e Transnacional.
Ainda durante o evento, será apresentado o Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PlanMob), pela engenheira e mestre em transportes, Valéria Barros. O PlanMob foi aprovado recentemente pela Câmara Municipal e traça as diretrizes de ações integradas de cidadania, inclusão social, desenvolvimento urbano, de mobilidade e de proteção ao meio ambiente, conforme objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Mobilidade Urbana.
Já a palestra “Cidade Inteligente, Economia Criativa”, que encerra o seminário, vai mostrar como transformar cidades em locais mais acolhedores, inovadores e inspiradores, dando dicas de como estimular a criatividade de cada cidadão, para que a soma do que todos sabem se transforme em inteligência coletiva.
“Vamos conceituar a cidade criativa e integrar isso ao conceito de mobilidade urbana, que é o eixo central do seminário. Também iremos lançar pensamentos que possam auxiliar nesse desenvolvimento e falar das mudanças por que as cidades passam, inclusive na abordagem e integração da população. A partir daí, pretendemos chegar à proposta de uma nova cidade, que é a cidade criativa”, comentou a administradora e economista Ana Carla Fonseca, que conduzirá o debate. Ana Carla é doutora em urbanismo pela USP.
Sobre Campina Grande e seu desenvolvimento dentro da visão de economia criativa, a administradora afirmou: “Campina Grande é uma cidade muito peculiar, que tem uma economia pujante e vem buscando caminhos alternativos para desenvolvimento através de seus próprios recursos. Parece que acabou aquela coisa de copiar a cidade alheia, e as cidades estão se voltando para si mesmas, aproveitando melhor a cultura local, com enfoque nas suas particularidades. Acho de extrema importância que esse tema seja trazido a esclarecimento.”
Seminário Cidade Expressa – Mobilidade urbana é cidadania
Horário: 8h às 13h
Local: Teatro da Facisa
- Assinatura do contrato de licitação do transporte público de Campina Grande
- Palestra: Plano de Mobilidade Urbana com Valéria Barros, mestre em Transportes
Debatedores: Cesar Cavalcanti, engenheiro civil e consultor em Mobilidade Urbana
Guadiana Cortizo, analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades
- Palestra: Economia Criativa, Cidades Inteligentes com a administradora, economista e doutora em Urbanismo pela USP, Ana Carla Fonseca
Comentários