VIDA URBANA
Correios vai lançar campanha do Papai Noel para adotar crianças
Iniciativa criada há vinte anos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) presenteia crianças na capital e em outros 222 municípios do Estado.
Publicado em 09/11/2012 às 6:00
Será lançado no próximo dia 19 o programa 'Papal Noel dos Correios', uma iniciativa criada há 20 anos pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) que consiste em presentear crianças em vulnerabilidade social. Na Paraíba, o trabalho ocorrerá em João Pessoa e nos demais 222 municípios. O lançamento oficial ocorrerá às 9h, em solenidade na sede regional da ECT, localizada no bairro de Água Fria, em João Pessoa. O evento terá a presença do 'Papai Noel'.
Até 2011, o programa só contemplava alunos da rede pública. No entanto, em 2012, a ECT resolveu permitir a participação de crianças de até dez anos que estejam matriculadas em qualquer unidade de ensino. As informações foram repassadas ontem pelo diretor regional da ECT em João Pessoa, José Antônio Trajano Vasconcelos.
Para participar do programa, as crianças precisam redigir uma carta e endereçá-la ao Papai Noel. No texto, é feito um pedido de presente de natal. Essas correspondências são entregues pelas escolas às agências dos Correios, que, em seguida, as enviam para uma triagem.
“Funcionários da ECT recolhem, analisam, separam e depois as colocam à disposição para que as pessoas interessadas em comprar os presentes e participar do programa possam ler as cartas e escolher qual dos pedidos que será atendido”, diz a coordenadora do programa, Laíze Félix.
“A finalidade é beneficiar principalmente os alunos de escolas públicas. Na Paraíba, existem 100 instituições de ensino participantes do trabalho. Destas, 75 estão localizadas em João Pessoa”, destaca a coordenadora.
Apesar de não estipular metas, a organização do trabalho pretende neste ano superar o número de contempladas pelo programa no ano passado. Em 2011, o programa recebeu 18 mil cartas. Destas, apenas cinco mil foram atendidas e as crianças que as redigiram receberam os presentes solicitados. Segundo Laíze, em muitas cartas, havia pedidos simples. “Por estarem em localidades consideradas de vulnerabilidade social, muitas crianças pediram cestas básicas”, afirmou.
Neste ano, as cartas serão recebidas até o dia 5 de dezembro.
Os “padrinhos” terão até o dia 12 do mesmo mês para escolher as cartas. A entrega dos presentes será feita por funcionários dos Correios, na escola ou na casa da criança, no dia 19 de dezembro deste ano.
Comentários