POLÍTICA
Governo quer concentrar cobrança de impostos nos mais ricos
Temer afirmou que a reforma tributária é a prioridade do Governo Federal em 2017.
Publicado em 09/02/2017 às 15:53
O Governo Federal pretende aumentar a arrecadação de impostos dos mais ricos com a reforma tributária. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou, nesta quinta-feira (9), durante o evento Caixa 2017, que o governo pretende concentrar a cobrança sobre a renda e os ganhos de capital.
Atualmente a tributação, em sua maior parte, é aplicada no consumo. Segundo Padilha, a intenção do Governo é concentrar a cobrança sobre a renda e os ganhos de capital, reduzindo a cobrança dos mais pobres. “Tributamos muito consumo e muito pouco a renda e os ganhos de capital. Temos de aprender a fazer como os povos desenvolvidos: tributam mais a renda e o ganho de capital e menos o consumo. Porque o consumo bate embaixo, na base da pirâmide. Quem paga mais imposto no Brasil é o mais pobre. É uma deformidade que temos no sistema. Estamos trabalhando para ver quanto vamos conseguir avançar na reforma tributária já nessa direção", disse.
A reforma tributária foi anunciada, no fim de 2016, pelo presidente da República Michel Temer, como uma das prioridades para 2017. Em 2016 o Governo apresentou as reformas trabalhistas e previdênciária que estão em tramitação no Congresso Nacional. A reforma do ensino médio foi aprovada pra Congresso, nesta quarta-feira (8), faltando apenas a sanção de Temer.
Comentários