ECONOMIA
PB e PE terão dez blocos na 11ª rodada da ANP
Área a ser ofertada na Bacia PE/PB deve ocupar grande parte do litoral paraibano.
Publicado em 25/01/2013 às 6:00
Sem sucesso nos postos perfurados na Bacia do Rio do Peixe, no Sertão paraibano, o Estado tem uma nova chance de encontrar petróleo, desta vez em alto mar. Entre os 172 novos blocos que serão de exploração previstos para a 11ª rodada do leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), anunciados ontem pela presidente Dilma, 10 blocos são de águas profundas situados na Bacia Pernambuco/Paraíba.
O leilão está marcado para acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a Paraíba receberá royalties e eventualmente Participação Especial caso encontre petróleo na região, como prevê as regras na MP 592/2012, ou no texto do projeto de lei de conversão.
A área a ser ofertada na Bacia PE/PB é de 6.291 km² e deve ocupar grande parte do litoral paraibano, distante de 50 km e 100 km da costa. Ontem, a presidente Dilma liberou 117 novos blocos de exploração de petróleo e gás, que devem ser adicionados aos 172.
O secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Marco Antônio Almeida, foi comedido ao falar de arrecadação com os bônus de assinatura do leilão. "A nossa expectativa de arrecadação está entre R$ 1,010 bilhão, mas muito mais perto de R$ 1 bilhão", completou. Segundo ele, o acréscimo terá que ser aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) até o próximo dia 10.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia, no momento, não é possível avaliar quanto deverá ser arrecadado em cada bacia, já que não está definido se haverá interesse em uma área específica. Os blocos a serem ofertados podem ou não ser arrematados pelas empresas petroleiras, dessa forma, não se pode estimar a previsão de arrecadação de uma bacia individualmente.
A assessoria de imprensa informou ainda que alguns fatores contribuíram para o aumento de blocos na 11ª rodada. Entre eles, pode-se destacar: a falta de oferta de blocos em determinadas bacias e as descobertas recentes em países vizinhos, que levaram à oferta de áreas próximas à fronteira desses países, etc.
Segundo informações relatadas no Diário do Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff (PT) atendeu ao pedido do governador Eduardo Campos (PSB) e vai incluir no leilão mais um bloco de exploração petrolífera em águas profundas, no litoral pernambucano. A confirmação aconteceu por meio de contato telefônico, de acordo com a assessoria de imprensa do gestor pernambucano. O pedido de inclusão foi formulado por Eduardo na semana passada.
Comentários