icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Xilografias de Ricardo Pessoa são expostas na Estação Cabo Branco

Exposição será aberta nesta sexta (17), às 17h, com apresentação de maracatu.

Publicado em 17/03/2017 às 11:46

A exposição "História de Orixás" será aberta ao público nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, na Estação Cabo Branco, no Altiplano. A obra do artista Ricardo Pessoa apresenta o registro e resgate das histórias dos orixás por meio da xilogravura em comunidades quilombolas do agreste pernambucano. A mostra pode ser visitada até o dia 21 de maio e a entrada é gratuita.

As xilogravuras de Ricardo Pessoa são elaboradas usando a técnica fechada, onde ele valoriza as silhuetas das imagens dos orixás mergulhadas na imensidão do negro, dando a imagem em valor plástico diferente, como se cada xilogravura flutuasse no universo. Sem esquecer o aspecto religioso, a exposição foca, sobretudo, na valorização, conhecimento e preservação da cultura de sua etnia.

No espaço expositivo do primeiro pavimento da Torre Mirante ficam expostas as dez xilogravuras de 30 x 40 centímetros com imagens dos orixás (oxalá, iemanjá, ogum, oxossi, exú, oxum, xangô, omulú) e mais a oferenda do menino brasileiro. Paralelo à exposição, o artista também desenvolve oficinas para crianças e adolescentes mostrando a importância da cultura africana.

A abertura da exposição será animada pelo grupo de maracatu de Pernambuco e terá a presença do diretor da Fundação Nacional de Arte, Jairo Lima, e da representante do Norte e Nordeste do Ministério da Cultura (Minc), Maria do Céu. A mostra pode ser visitada até 21 maio com horário de visitação de terça a sexta-feira de 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados de 10h até às 19h.

O artista

O xilogravurista Ricardo Jorge Soares Pessoa é natural de Pombos (PE). Além da xilogravura, o educador em arte dedicou boa parte de sua vida ao registro e resgate dos valores da cultura da região em que vive. Realizou várias oficinas de xilogravuras com crianças, adolescentes e público interessado em cidades da região metropolitana e interior de Pernambuco, sempre com temas voltados para o acesso ao conhecimento e preservação da cultura popular.

Atua diretamente em feiras e mercados públicos com exposição e venda das xilogravuras. Realizou várias exposições e oficinas em locais públicos e privados de Olinda, Recife, Caruaru, Lagoa dos Gatos e Cupira (PE).

Em 2015 foi selecionado com nota máxima no edital da Funarte, com uma bolsa de apoio a artistas e produtores negros com o projeto Registro e resgate das Histórias dos Orixás, através da xilogravura em comunidades Quilombolas do Agreste de Pernambuco.

Como resultado da finalização do Projeto realizou exposições das xilogravuras de sete Orixás, capa e xilogravura da Oferenda Africana na Galeria de Arte Xinxin das Artes (Olinda), no Espaço Dandara (Caruaru).

Atualmente é monitor no Programa Mais Educação nas Escolas Públicas Municipais de Lagoa dos Gatos (PE), onde passa sua técnica da xilogravura fechada a alunos do Ensino Fundamental.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp