CULTURA
Velório de José Saramago reúne multidão em Portugal
Escritor morreu nesta sexta, aos 87 anos, em Lanzarote, na Espanha. Cerimônia deve se estender até o domingo, quando corpo será cremado.
Publicado em 19/06/2010 às 17:52
Do G1
O funeral do escritor português José Saramago foi aberto ao público por volta das 16h em Lisboa (12h de Brasília). O primeiro-ministro português, José Sócrates, compareceu à cerimônia, e o presidente do país, Cavaco Silva, também deve prestar homenagem. Uma fila de fãs está formada em frente à Câmara Municipal de Lisboa, onde o autor está sendo velado.
O corpo de Saramago está no Salão Nobre da Câmara. Os familiares acompanham o velório. A mulher, Pilar do Rio, estava no local e saiu quando a maior parte da imprensa começou a chegar. Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (equivalente ao prefeito), António Costa, o escritor e ensaísta português Eduardo Lourenço e maestro português António Vitorino de Almeida.
Como era esperado, não há signos religiosos no velório. Sobre o peito, Saramago tem um cravo, flor símbolo da revolução de 25 de abril de 1974, que derrubou a ditadura de António Salazar. Os fãs, uns poucos em lágrimas, passam em fila.
O corpo do escritor, morto nesta sexta-feira (19) aos 87 anos, chegou por volta das 14h40 locais deste sábado (19) (10h40 de Brasília) à Câmara Municipal de Lisboa, onde será velado até domingo (20) no salão nobre.
O caixão estava coberto por uma bandeira de Portugal. As cerca de 200 pessoas que aguardavam o momento aplaudiram quando ele foi levado para o interior do edifício.
Comentários