VIDA URBANA
54,8 mil pneus retirados das ruas
Centro de Zoonoses coordenou a ação que ocorreu de outubro do ano passado até maio deste ano, em João Pessoa
Publicado em 24/05/2015 às 11:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:54
Em 7 meses, 54.849 pneus inutilizáveis, descartados incorretamente, foram retirados do meio ambiente pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa.
O balanço é resultando de um trabalho programado e sistematizado pelo Cvaz entre os meses de outubro do ano passado e maio deste ano.
Além do recolhimento já realizado pela PMJP, a Cvaz também fez uma parceria com a empresa privada Pneu Verde, reconhecida pela Reciclanipi, que é uma entidade voltada para a coleta e destinação de pneus usados no país. Esta, por sua vez, vai até os pontos de coleta indicados pelo Centro de Vigilância Ambiental para recolher os pneus inservíveis, fazendo, assim, o descarte adequado baseado na Resolução 416, de 30 de setembro de 2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Comana).
Para a realização de recolhimento dos pneus, foi disponibilizado um caminhão para uso exclusivo da Cvaz, onde, por meio de um calendário semanal, esse material é coletado.
Além de borracharias e pequenos comerciantes, qualquer cidadão também pode utilizar o serviço.
De acordo com o gerente do Cvaz, Nilton Guedes, o impacto ambiental é positivo com a prestação desse serviço, já que milhares de pneus inutilizados são retirados das ruas.
Para ele, é um caso de saúde pública, tendo em vista que os pneus são criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Nilton Guedes ainda afirmou que o sucesso da realização do serviço se dá também pela parceria com os borracheiros. “Atualmente, o serviço tem credibilidade por que possuímos um calendário de coleta que é respeitado”, frisou.
SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO
Os interessados em solicitar o serviço para fazer o descarte adequado de pneus inutilizáveis podem entrar em contato ligando para o telefone 3214-3459 e agendando a visita de um agente do Cvaz. Após o contato, o servidor irá ao local para identificar a demanda de pneus e a quantidade de visitas que serão necessárias, criando um cadastro para o estabelecimento e adicionando este no calendário de coleta.
Comentários