VIDA URBANA
Semana do trânsito começará com redução de acidentes de moto
Número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas, entre janeiro e outubro deste ano, caiu 9,21%, em comparação ao mesmo período de 2011.
Publicado em 10/11/2012 às 6:00
Menos de uma semana antes do Dia Estadual do Trânsito Consciente, que será na próxima segunda-feira, João Pessoa já apresenta uma redução nos índices de violência no trânsito. De acordo com o último balanço divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, o número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas, entre janeiro e outubro deste ano, caiu 9,21%, em comparação ao mesmo período de 2011.
O levantamento do hospital aponta que, em 2012, foram realizados 7.143 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, um número quase 10% menor do que o registrado nos 10 primeiros meses do ano passado, que chegou a 7.868 atendimentos.
A redução foi impulsionada pela queda no número de acidentados de motocicleta, que teve um decréscimo de 9,76% entre janeiro e outubro deste ano em comparação a 2011.
Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a redução no número de acidentes de trânsito está associada a investimentos em campanhas educativas e ações de policiamento, com destaque para a Operação Lei Seca, lançada no dia 21 de setembro deste ano pelo governo do Estado, com o objetivo de integrar e intensificar as ações do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
Com o slogan “Nossa luta é pela vida!”, a operação tem como um dos desafios fazer com que a chamada Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, seja efetivamente cumprida na Paraíba.
Desde o lançamento, no dia 21 de setembro, a Operação Lei Seca já flagrou 410 motoristas paraibanos dirigindo embriagados.
Somando com as fiscalizações realizadas pelo Detran e BPTran desde janeiro, o número de flagrantes sobe para 1.332.
DIA DE ALERTA
Caminhadas com pedido de paz no trânsito marcarão, na próxima segunda, o Dia Estadual do Trânsito Consciente. Em João Pessoa, a concentração começa às 8h, em frente à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), em Mangabeira I, de onde os manifestantes seguirão até o Mercado Público do bairro. A atividade, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), terá a participação de representantes de todos os órgãos de trânsito e Segurança Pública e de alunos de escolas públicas e particulares. Na ocasião, haverá a distribuição de material educativo. Em Campina Grande, a concentração, que começa às 7h30, acontece na rua Francisco Lopes de Almeida, no bairro das Malvinas, próximo à sede da 1ª Ciretran.
Comentários