CULTURA
Na formação de ouvintes
Evento musicial começa nesta terça-feira (12) e vai até o sábado (20) em João Pessoa, Campina Gramde e Guarabira.
Publicado em 12/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:26
Formação de ouvintes musicais é a principal meta da Mostra Sonora Brasil, que começa hoje e vai até sábado levando a proposta gratuitamente para o público de João Pessoa (na Usina Cultural Energisa), Campina Grande (no Teatro do Sesc Centro) e Guarabira (Auditório do Sesc), sempre às 20h (confira a programação no box ao lado).
Na sua 17ª edição, o homenageado é o compositor, crítico e produtor musical catarinense Edino Krieger, criador de um dos mais importantes eventos do gênero no país: as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.
“É de excepcional importância e privilégio, para mim, participar disso com minhas músicas e com os compositores que participaram das bienais”, comenta Krieger em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA. “Isso faz com que o trabalho seja reconhecido no Brasil inteiro”, acrescenta.
Estão na programação do evento os grupos Quinteto Brasília (DF), Quarteto Belmonte (RJ), Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e Duo Cancionâncias (RS/MS).
“Os músicos têm um nível muito bom, um grau de excelência que ajuda muito. A música contemporânea brasileira precisa ser apresentada de maneira altamente profissional para que a mensagem possa chegar ao público”, explica Krieger. “O trabalho de crescente divulgação resulta no crescimento do público. Esse é o maior evento de circulação musical no país”, afirma o catarinense.
Nesta terça-feira, João Pessoa recebe o Quinteto Brasília, grupo de câmara que vem atuando desde 2000. Dentre as músicas de Krieger, estão no repertório do quinteto de sopros ‘Serenata a cinco’ (1968), ‘Tocatta breve’ para flauta solo (1997) e ‘Embalos’ (1999).
Já o catarinense Octeto do Polyphonia Khoros, que hoje sobe ao palco de Campina Grande, executará obras como ‘Fuga e antifuga’ (1967), ‘Festa pra você’ (1970) e ‘Rondas infantis’ (1952-1982), dentre outras. Em atividade desde 2001, o coral tem como maestrina Mércia Mafra Ferreira.
No ano passado, a Mostra Sonora Brasil realizou mais de 450 concertos em 128 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos.
Dentro do quadro de ações promovidas pelo Sesc, o evento possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira.
Mais informações sobre o Sonora Brasil e a programação nacional pode ser acessada no site oficial do evento (www.sesc.com.br/sonorabrasil).
PB COMO MODELO
Apesar de não poder comparecer para “aplaudir junto” as apresentações pela Paraíba, Edino Krieger destaca a atuação do Estado através da formação de músicos e compositores em instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“A Orquestra Sinfônica da UFPB é um modelo para ser seguido no Brasil inteiro”, comenta. “A Paraíba é um centro muito importante para a música. A UFPB é um dos templos na área de composição com nomes que alcançaram repercussão a nível nacional e internacional”.
Confira a programação completa da mostra:
Quinteto Brasília (DF)
Terça-feira, dia 12 - João Pessoa
Quarta-feira, dia 13 - Campina Grande
Octeto do Polyphonia Khoros (SC)
Terça-feira, dia 12 -Campina Grande
Quarta-feira, dia 13 - João Pessoa
Quarteto Belmonte (RJ)
Quinta-feira dia 14 - João Pessoa
Sexta-feira, dia 15 - Campina Grande
Duo Cancionâncias (RS/MS)
Quinta-feira dia 14 - Guarabira
Sexta-feira, dia 15 - João Pessoa
Sábado, dia 16 - Campina Grande
Comentários