icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Secretaria atua na prevenção do diabetes

Várias ações de saúde são adotadas em João Pessoa para prevenir o aparecimento do diabetes, além do tratamento da doença.

Publicado em 11/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 17:54

Para a coordenadora da Área Técnica de Hipertensão e Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Clécia Oliveira, se os registros de óbitos fossem calculados pela taxa populacional, João Pessoa não estaria em segundo lugar no Estado.

“Quando se analisa o quantitativo de óbitos em número absoluto, este não reflete a realidade de cada município, tendo em vista que cada cidade terá um número populacional diferente. Deve-se levar em conta que João Pessoa é o município mais populoso do Estado da Paraíba. O indicado seria calcular a taxa de óbitos”, afirmou.

Apesar disso, Clécia Oliveira disse que a SMS vem adotando várias estratégias e ações em vistas a tratar e prevenir o diabetes, bem como reduzir o ônus das doenças crônicas em geral. Dentre estas ações destacam-se as medidas antitabagismo, através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, ações de alimentação e nutrição por meio da Estratégia de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), bem como de atendimento especializado em nutrição que acontece nos Centros de Atenção Especializada.

“A prevenção e tratamento do usuário com diabetes é promovida notadamente pelas equipes de Atenção Básica, onde são ofertadas as consultas e os medicamentos, dentre outros serviços. Há também os serviços especializados da rede de saúde municipal que conta com médicos endocrinologistas, nefrologistas, cardiologistas, oftalmologistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros”, ressaltou.

Os atendimentos especializados podem ser realizados nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Ambulatório do Pé Diabético no Cais de Jaguaribe, Unidade Básica de Saúde de Mandacaru, Unidade de Saúde das Praias. O usuário diabético, além das consultas e medicamentos, conta com a oferta de exames e outros procedimentos.

CAMPANHAS
Segundo a gerente do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Vanja Raquel Vasconcelos, a pasta tem realizado campanhas de mobilização da população voltada para prevenção, capacitação profissional para o atendimento ao diabético na atenção primária, seminários abordando a doença para profissionais da atenção básica e ações de saúde, para combater e/ou controlar o diabetes no Estado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp