VIDA URBANA
Integração: população denuncia insegurança
Passageiros afirmam que não se sentem seguros no local e cobram mais policiamento.
Publicado em 09/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 11:44
Com a chegada do verão, aumenta o número de turistas em João Pessoa, demandando mais segurança para visitantes e residentes. Em virtude da época, o fluxo no Terminal de Integração do Varadouro fica ainda maior. Ainda que o local tenha uma Unidade de Polícia Ostensiva (UPO) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), usuários do serviço afirmam não sentir segurança no ambiente.
A atendente de telemarketing Cássia Rafaela passa pela Integração diariamente por conta do trabalho, mas também não se sente segura. “Embora eu nunca tenha sido assaltada aqui, já ouvi relatos de pessoas que foram assaltadas no terminal, e isso não traz muita confiança, ainda mais porque eu venho aqui diariamente”, contou.
A dona de casa Eliana da Silva não vai muito ao terminal, porém não se sente confiante no lugar. “Nunca fui assaltada na Integração, mas, mesmo com policiais aqui, não me sinto tão segura assim. Os bandidos estão muito ousados ultimamente, e poderia acontecer algo por aqui mesmo”, avaliou.
Para o operador de empilhadeira Wagner Gilberto, a segurança do local poderia ser intensificada. Wagner contou que mora no Valentina e, à noite, quando volta do trabalho, prefere descer no Terminal do Varadouro para pegar ônibus que vão direto para sua casa. “Eu acho que aqui é seguro, mas a política de segurança e prevenção deveria ser revista, de maneira minuciosa”, criticou.
ATUAÇÃO POLICIAL
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), a UPO do Terminal de Integração do Varadouro funciona como ponto base, contando com a participação de seis policiais militares escalados diariamente. O policiamento é realizado a pé no terminal e entornos, além do terminal rodoviário e adjacências.
A assessoria da PMPB informou ainda que o policiamento nas vias adjacentes, paralelas e perpendiculares é feito por motopatrulhamento e radiopatrulhamento e que está sendo intensificado. As rondas nas imediações do Terminal do Varadouro são feitas ao longo de todo o dia. Ainda segundo a assessoria, os grandes eventos da época colocam um fluxo maior de pessoas na área, podendo aumentar o apoio de viaturas da Força Tática.
Comentários