CULTURA
Caixa expõe seu acervo de obras na Estação Cabo Branco
Exposição entra em cartaz nesta sexta-feira (5), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. João Pessoa integra circuito das 27 capitais que receberam acervo artístico da Caixa.
Publicado em 04/11/2010 às 15:48
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
João Pessoa integra o circuito das 27 capitais brasileiras que receberam o acervo artístico da Caixa Econômica Federal. A instituição comemora 150 anos com exposição simultânea. Na ocasião, os paraibanos terão a oportunidade de apreciar obras dos mais significativos artistas, a exemplo de Di Cavalcanti, João Câmara, Ivan Freitas, Chico Pereira, Mestre Justino, Angelo de Aquino e Floriano Teixeira.
A exposição, em cartaz a partir desta sexta-feira (5), poderá ser vista no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural
Uma das mais importantes telas expostas é “A Mulata II”, de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, o Di Cavalcanti. A obra é uma serigrafia em policromia datada de 1965. Outro grande destaque é obra “Balada do Terror”, xilogravura em policromia de autoria de Maria Bonomi, uma das mais importantes artistas do Brasil atualmente.
A Paraíba também se faz presente na exposição com obras de importantes artistas. Podem ser vistas obras de Chico Pereira, com a tela “A Corte” e Ivan Freitas, grande nome da Geração 59, movimento que reuniu além de importantes pintores, alguns escritores e poetas. Ivam é ainda o autor do mural de mais de mil metros quadrados localizado na parede externa da Escola Nacional de Música, no Rio de Janeiro, feito em 1984, o primeiro do Projeto Arte nos Muros.
A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, explicou que as obras que ficarão expostas em João Pessoa são do período modernista, que consiste em um conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX.
Comentários