ECONOMIA
Vendas de carros crescem 47,6%
Dados da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores apontam incremento de 22,13% de setembro para outubro.
Publicado em 10/11/2012 às 6:00
O baixo número de vendas de veículos do tipo auto e comercial leve na primeira quinzena de outubro na Paraíba parece não ter tido tanta importância ao final do mês. Com uma variação de 47,61% na comparação com outubro do ano passado, o segmento somou um total de 3,615 mil unidades comercializadas no décimo mês do ano, enquanto em 2011 as vendas foram de apenas 2,449 mil unidades. Para os últimos dois meses do ano, a tendência é que a alta das vendas se mantenha por volta de 50%.
Os dados da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam ainda um incremento na ordem de 22,13% de setembro para outubro, uma vez que o mês nove vendeu 2,960 mil veículos na Paraíba. A indefinição a respeito da prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a facilidade do acesso a crédito para a compra de carros zero são alguns dos fatores apontados pelo diretor regional da Fenabrave-PB, Paulo Guedes, que ajudaram a elevar esses índices.
“A tendência é que o mercado cresça ainda mais neste final de ano. Normalmente as pessoas aproveitam o 13° para trocar o carro, sem contar com a grande oferta e as facilidades de acesso a financiamentos de veículos, fato que também tem aumentado demais a demanda”, declarou. Segundo a Fenabrave nacional, o índice de aprovação de financiamento de veículos ao consumidor subiu e ficou oscilando entre 45% e 60% no último mês. Já em setembro esse patamar foi de 35% a 45%.
Na concessionária Autovia, o movimento deve ser intenso até dezembro, quando se encerra o prazo de redução da alíquota.
Para o gerente da empresa, Fábio Moura, as vendas devem superar o último bimestre de 2011 em 50%. “Teoricamente, a redução do IPI só iria até o final de outubro, por isso acho que o mês foi tão positivo, pois as pessoas se mobilizaram para adquirir logo seus veículos dentro do prazo. Vamos estocar mais unidades nestes dois últimos meses, pois como não acreditamos em mais uma prorrogação, as montadoras estão preocupadas em reabastecer as lojas para não faltar carro”, contou Fábio, afirmando que o estoque atual da Autovia está baixo em função das fortes vendas.
A respeito da possibilidade do governo federal não estender mais o período de redução do IPI, o gerente da Brazmotors, Luciano Dantas, recomenda que o consumidor procure fazer logo suas compras, do contrário ele poderá não encontrar mais o modelo de sua preferência. “O consumidor deve aproveitar essa condição diferenciada e começar a procura desde já para não ter problemas com disponibilidade. Vamos aumentar o volume de pedidos junto à fábrica, mas não dá para deixar para depois”, alertou.
Os percentuais locais de venda dos autos e comerciais leves se mantiveram bem acima das médias nacionais. Entre o mês de outubro de 2011 e o de 2012, o país apresentou uma alta de 23,9%, enquanto a variação entre setembro e o mês seguinte deste ano foi de 17,7%.
Com relação aos dados que englobam as vendas de todos os segmentos de veículos (carros, motos, caminhões), a Paraíba registrou alta de 24,11% em outubro ante setembro, passando de 5,866 mil veículos para 7,280 mil, e de 6,68% no que diz respeito ao mês dez (em outubro de 2011, foram vendidas 6,824 mil unidades).
Comentários