VIDA URBANA
HU pode ser apto a realizar transplantes
Publicado em 12/08/2012 às 8:00
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) pode ser credenciado para a realização dos transplantes de coração. Essa é a reivindicação da equipe médica, que afirma que o ideal é que a Paraíba tenha um hospital público credenciado – assim como acontece em outros Estados.
Conforme o diretor do HU, João Batista, a unidade tem suporte espacial para realizar os transplantes, mas carece de recursos humanos. Até 2010, inclusive, o HU realizava cirurgias cardíacas, utilizando a mão de obra médica que recebia em convênio com o Estado. Suspenso o acordo, o atendimento também foi paralisado. “Em um ano fazíamos em torno de 165 cirurgias cardíacas (mas não de transplante), com a ajuda de R$ 130 profissionais e um custo de R$ 240 mil”, contou.
Segundo a promotora de Justiça Fabiana Lobo, que até o final de julho respondia interinamente pela promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual, disse que o órgão tem acompanhado o problema dos transplantes na Paraíba. Diversas audiências públicas foram realizadas chamando as equipes médicas e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – buscando um acordo.
No início deste mês, inclusive, a promotoria notificou a SES para responder em dez dias úteis sobre os incentivos solicitados pelas equipes médicas qualificadas para os transplantes de coração e os de fígado. “Caso não haja acordo as partes serão novamente chamadas e as medidas legais serão tomadas - a exemplo da fixação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)”, garantiu a promotora.
Comentários