VIDA URBANA
Horário brasileiro de verão termina neste sábado; veja o que muda
Medida vigora em dez estados e no Distrito Federal desde outubro de 2010. À meia-noite de sábado para domingo relógios devem ser atrasados em 1 hora nestes locais.
Publicado em 19/02/2011 às 9:31
Do G1
Com Paraíba1 e Jornal da Paraíba
O horário brasileiro de verão, em vigor desde 17 de outubro de 2010, termina à meia-noite deste sábado (19) para domingo (20). Relógios de moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. O horário de verão é adotado em dez estados do país e no Distrito Federal.
A medida, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), visa reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico por meio do aproveitamento da luz solar. Por isso, o período escolhido para o horário de verão no Brasil, assim como em outros países no hemisfério sul, é o segundo semestre, entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos.
Mudanças na Paraíba
Durante o horário de verão, as agências bancárias do Estado alteraram o funcionamento para acompanhar o fuso de Brasília. O funcionamento que antes era das 9h às 15h, agora, com o fim do horário de verão, passará a ser uma hora mais tarde, iniciando às 10h e encerrando às 16h.
A Superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em João Pessoa informou que os voos que saem da Paraíba não sofrerão alteração com a mudança, uma vez que o Estado não entrou no horário de verão. Mas os voos que saem do Sul e Sudeste chegarão à Paraíba com uma hora de antecedência.
O término do período também acarreta mudanças na programação da TV a partir de domingo. Vale a pena lembrar que os estados do Nordeste não precisarão atrasar seus horários em uma hora porque não aderiram à mudança.
Confira abaixo os horários da programação das TVs Cabo Branco e Paraíba a partir deste domingo:
De segunda a sexta-feira:
6h30: Bom Dia Paraíba
7h30: Bom Dia Brasil
8h30: Mais Você
10h40: TV Globinho
12h05: JPB 1ª Edição
12h50: Globo Esporte
13h20: Jornal Hoje
18h30: Araguaia
19h20: JPB 2ª Edição
19h35: TiTiTi
20h30: Jornal Nacional
21h10: Insensato Coração
Domingos:
7h: Paraíba Comunidade
Como funciona
"O horário de verão é adotado entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos. Sua função é levar a um maior aproveitamento da luz solar, com menor necessidade de uso de iluminação artificial", diz Claude Cohen, professora do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Aderiram à mudança de horário, ainda segundo o MME, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Desde 2008, a mudança no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.
De acordo com dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), resultados preliminares da edição 2010/2011 do horário de verão apontam para uma redução de 4,4% da demanda no horário de pico em relação à demanda máxima, o que representa uma redução de 2.376 megawatts.
Comentários