icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Confira as oficinas que serão ministradas no Hackfest nesta sexta

Inscrições podem ser feitas gratuitamente no local do evento.

Publicado em 17/08/2017 às 17:50

As ferramentas de transparências dos órgãos públicos vão ser apresentadas durante as oficinas da segunda etapa do Hackfest Contra Corrupção. O evento acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa. Além das oficinas, os aplicativos desenvolvidos na terceira edição da maratona de programação serão exibidos e premiados.

No período da manhã, a oficina 'Cidadania e Ativismo' vai mostrar ferramentas relacionadas à ação da sociedade no controle social. O curso será facilitado pela coordenadora do Instituto Soma Brasil Karina Oliveira e pelo publicitário e idealizador do Movimento Cidade Bike, Caio Henrique.

>>> Procurador da Lava-Jato convida população a participar do Hackfest

O professor universitário e doutor em Direito Penal, Rômulo Palitot, vai ministrar a oficina 'Para que serve lavar dinheiro?', que pretende destrinchar o mecanismo da lavagem de dinheiro. A teceira oficina é 'A Tecnologia da Informação do TCE-PB no Combate à Corrupção', que apresenta as ferramentas de tecnologia da informação disponíveis no TCE para o combate à corrupção. O facilitador será o auditor de contas públicas Willo Herbert.

Outras três oficinas ainda fazem parte da programação da segunda parte da terceira edição do Hackfest. A partir das 14h da sexta, a analista tributária da Receita Federal Grace Graça Gomes apresenta a oficina 'Receita Federal – Canais de Atendimento e Serviços Disponibilizados na Internet' que irá apresentar os principais serviços on-line disponibilizados para a sociedade pela Receita Federal.

A auditora de Contas Públicas da Controladoria Geral do Estado Maria Marconiete Fernandes Pereira e o analista de Informática da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) Helder Vieira da Silva serão os facilitadores da oficina 'Transparência e Dados Abertos do Estado da Paraíba' que irá apresentar as ferramentas disponíveis para que o usuário possa acompanhar os dados públicos paraibanos.

O auditor da Controladoria Geral da União (CGU) Rodrigo Paiva e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fernando Torres vaõ apresentar a última oficina programada para acontecer durante o HackFest. Com o título 'Governança e Transparência Pública', ela vai apresentar ferramentas para acesso à informação pública, para que os cidadãos possam exercer seu direito e fomentar uma boa governança no setor público.

Toda a programação do Hackfest Contra a Corrupção é gratuita e aberta para a sociedade. Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever no local de evento. Além das oficinas, durante ao longo do dia vão ser apresentados os aplicativos desenvolvidos durante a maratona de programação ocorrida durante os dias 9, 10 e 11 de junho, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Hackfest

O ‘HackFest Contra a Corrupção’ é uma maratona hacker de programação, promovida pelo Ministério público da Paraíba (MPPB) que pretende por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, envolver a sociedade no combate à corrupção. Programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia estiveram reunidos em 17 equipes em junho, desenvolvendo softwares e apresentando ideias para futuros aplicativos que ficarão à disposição da sociedade.

Programação da segunda etapa do 3º Hackfest Contra a Corrupção

  • 09h00 às 12h:00:

Espaço Criança
Feira Contra a Corrupção
Exposição do softwares finalistas do Hackfest
Oficina 1 – Para que serve lavar dinheiro?
Oficina 2 – A Tecnologia da Informação do TCE/PB no Combate à Corrupção
Oficina 3 - Cidadania e Ativismo

  • 12h00 às 14h:00:

Feira Contra a Corrupção
Exposição do softwares finalistas do Hackfest

  • 14h00 às 16h:00:

Feira Contra a Corrupção
Exposição do softwares finalistas do Hackfest
Oficina 4 - Receita Federal - Canais de Atendimento e Serviços
Disponibilizados na Internet
Oficina 5 – Transparência e Dados Abertos do Estado da Paraíba
Oficina 6 - Governança e Transparência pública

  • 16h00 às 18h:00:

Premiação das equipes vencedoras do HackFest.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp