icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Acompanhamento da Defesa Civil ainda previne ocorrências em áreas de risco

Defesa Civil continua acompanhando 31 áreas de risco na Capital para prevenir novos desastres.

Publicado em 29/06/2011 às 14:55

Da Redação
Com Secom-JP

A Defesa Civil Municipal segue executando o acompanhamento das 31 áreas de risco em João Pessoa através do Plano de Contingência, evitando ocorrências nestes locais. Além de visitas de rotina, o órgão permanece atendendo as chamadas telefônicas de emergência através dos números 0800-285-9020 e (83) 3218-6146.

O trabalho de prevenção nas áreas de risco foi finalizado há duas semanas, com a remoção de 12 famílias que tinham casas em situação de risco no bairro do Alto do Mateus.

Segundo o coordenador Rodrigo Marques, o trabalho de prevenção da Defesa Civil acontece desde janeiro deste ano, com visitas e monitoramento das áreas perigosas para os moradores desses locais. “A partir de maio, com o aumento das chuvas, as visitas foram intensificadas e desde então não acontece nenhuma chamada mais grave por causa deste trabalho de prevenção”, enfatizou.

Dentre as ações do órgão de prevenção e auxílio à população estão a poda de árvores nas encostas das barreiras e limpeza das margens e do leito de rios (em parceria com a Emlur), minimizando o problema em comunidades ribeirinhas como São Rafael, Santa Clara, Padre Hildon Bandeira e o bairro São José.

Auxílio

Outro ponto que a Defesa Civil executa, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é a relocação de famílias em áreas de risco. Assim que for identificado o risco iminente de desabamento, as pessoas são relocadas para um lugar seguro, onde recebem auxílio moradia da Prefeitura de João Pessoa até serem beneficiadas em algum programa de Habitação.

Locais

Além do Alto do Mateus, as áreas de risco que necessitam de uma maior atenção do órgão são Timbó, Beira da Linha, São Judas Thadeu, Saturnino de Brito, Novo Horizonte e Tito Silva.

Alerta


A Defesa Civil ainda alerta para que neste período chuvoso a população possa colaborar não jogando lixo em encostas e nos leitos dos rios, assim como acionando o órgão ao mínimo sinal de qualquer problema.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp