VIDA URBANA
Detran inicia mutirão para atualizar emissão de habilitações
Detran corre contra o tempo para atender à demanda de renovação de carteiras de habilitação e volta a atender candidatos que tiveram exames suspensos.
Publicado em 11/03/2009 às 10:03
Da Redação
Com informações do Detran-PB
O superintendente do Detran, coronel Américo Uchoa, determinou nesta quarta-feira (11) que seja realizado um mutirão no setor de habilitação para atualizar os processos que ficaram parados nos últimos 10 dias, em virtude da implantação da Base de Condutores Ampliada.
A BCA é um banco de dados de condutores de todo o país, com informações mais detalhadas do histórico de cada um. Por causa da implantação do novo sistema no dia 27 de fevereiro, o Denatran (Departamento nacional de Trânsito) determinou a suspensão do atendimento no setor de habilitação nos Detrans de todo o país.
A primeira previsão era de que o atendimento fosse normalizado no dia 2 de março, mas não foi possível concluir a transmissão dos dados no prazo previsto.
Só nesta terça-feira (10) os Detrans voltaram a ter acesso normal à base nacional, permitindo a inclusão de informações sobre os novos condutores. Na Paraíba, os serviços começam a ser normalizados a partir desta quarta-feira.
A direção do Detran determinou que seja dada prioridade às renovações da Carteira Nacional de Habilitação e aos motoristas que exercem atividade remunerada (profissionais). A partir desta quinta-feira (12), serão atendidos os candidatos encaminhados pelos Centros de Formação de Condutores (antigas autoescolas) que tiveram os exames agendados no período em que o atendimento estava suspenso.
A meta da Divisão de Habilitação é atender 160 candidatos por dia, apenas na sede do Detran, em Mangabeira, sendo 130 para primeira habilitação e 30 para renovação da CNH. Em João Pessoa, também serão atendidos 10 candidatos por dia na Casa da Cidadania do Shopping Tambiá e 40 candidatos por dia no Shopping do Automóvel (20 pela manhã e 20 no turno da tarde), totalizando 210 atendimentos por dia.
Segundo o coronel Uchoa, só quando o setor atualizar os atendimentos pendentes serão agendados novos exames para obtenção da primeira carteira de habilitação. Outra prioridade no setor é a emissão de carteiras pendentes.
Comentários