ECONOMIA
Tecnologia é requisito para incubação em CG
Programa de Incubação de Empresas Nascentes e Inovadoras divulga edital e formulário de inscrição, que vai de 1º a 24 de agosto.
Publicado em 18/07/2012 às 6:00
A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB), através da Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), divulgou edital e formulário de inscrição disponíveis em http://www.paqtc.org.br para o Programa de Incubação de Empresas Nascentes e Inovadoras. Os interessados devem ficar atentos ao edital de preenchimento, pois o formulário de inscrição, que começa no dia 1º de agosto e vai até o dia 24 do mesmo mês, deve ser preenchido com afinco, visto que é o único critério para seleção das empresas.
Podem participar da seleção, pessoas físicas, jurídicas nascentes ou jurídicas consolidadas, a única determinação é que esse candidato produza algum trabalho na área de inovação tecnológica, com ideias de negócios voltadas ao desenvolvimento de produtos e serviços dentro das áreas prioritárias do programa: Tecnologia da Informação e Comunicação, Eletroeletrônica, Agroindústria, Petróleo e Gás Natural, Design, Biotecnologia e Biocombustíveis.
Para a gerente de incubação do PaqTc-PB, Morgana Tito, esse é o momento ideal para os interessados no programa planejarem as ideias que constarão no formulário de inscrição. “As inscrições ainda não começaram, mas as pessoas devem se planejar. Muita gente quando vai se inscrever confunde projeto de negócio com projeto de pesquisa, e isso é um erro. O programa é para empreendedores, pessoas dispostas a abrir um negócio inovador”, explicou.
A gerente da incubadora também deu algumas dicas de como deve ser o preenchimento dos formulários. “Os empreendedores devem pensar bem ao montar suas ideias, ter olhar crítico sobre seu projeto de negócio. 'Será que é uma ideia inovadora?', 'Estou enxergando meu projeto com olhar de mercado, pensando nele como uma empresa?', são algumas das perguntas que a pessoa deve fazer quando estiver colocando suas ideias no formulário”, aconselhou Morgana Tito.
Para as jovens empresas, o programa de incubação é uma opção que traz segurança e conforto para gerir o empreendimento, uma vez que a ascensão do mercado tecnológico e a concorrência desleal com grandes empresas podem trazer instabilidade para os negócios.
Podem associar-se ao Paqtc-PB tanto empresas virtuais quanto empresas residentes (aquelas que podem se alojar em um espaço físico do parque). Vale ressaltar que as empresas ligadas ao programa estão sujeitas ao pagamento de taxas pelos serviços. O valor inicial da incubação custa R$ 50 tanto para empresas residentes quanto empresas virtuais. Durante o primeiro semestre no Parque, as empresas residentes pagam ainda o aluguel do local, destinado ao serviço de energia, água e limpeza, no valor de R$ 75, a sala com 30 m².
No total serão selecionadas 38 novas empresas, em três etapas distintas. Na primeira, que tem início no dia 01 de agosto, serão selecionadas 10 empresas virtuais e cinco residentes. As empresas que não passarem nessa seleção podem concorrer novamente na segunda fase, no mês de agosto, quando serão selecionadas três empresas virtuais e 10 residentes. A última chance para entrar no programa será em março de 2013, quando serão selecionadas 10 empresas virtuais. As vagas para as empresas residentes, nesse período, só serão abertas caso haja disponibilidade de locação.
A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB) é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1984, com o objetivo de incentivar o avanço tecnológico e científico do Estado. Instituída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Governo do Estado da Paraíba e Banco do Estado da Paraíba (PARAIBAN) a instituição dá suporte a projetos e programas do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O ITCG conta com 22 empresas incubadas (entre virtuais e residentes) e mais 15 outras associadas (empresas que já passaram pelo período de três anos de incubação, já estão em plena atividade no mercado, mas que mantêm a associação a fim de participar dos workshops promovidos pela ITCG). Desde a criação, mais de 70 empresas já passaram pelo órgão. (Especial para o JP)
Comentários