ECONOMIA
Seis mil contribuintes da Paraíba estão nas garras do Leão
Receita enviou cartas a 5,9 mil pessoas que não receberão restituições do IR relativas a 2014 e 2015 enquanto não acertarem contas.
Publicado em 28/07/2015 às 7:15
Na Paraíba existem 5.956 contribuintes com a declaração do Imposto de Renda retida em malha fina. Segundo o delegado da Receita Federal (RF) de Campina Grande, José Domingos de Medeiros, o Fisco enviou cartas aos contribuintes comunicando as possíveis falhas existentes na declaração e alertando para que façam a retificadora online. Segundo Domingos, esses paraibanos deixam de ser restituídos por estarem na situação de malha.
O volume de contribuintes com o documento retido refere-se às declarações enviadas este ano e em 2014. São 4.149 declarações deste ano e 1.807 do ano passado. “Estamos convocando este pessoal porque consta que eles teriam direito à restituição. Mas somente é possível fazer a regularização mediante a retificadora no site da Receita na internet”, alertou.
Conforme Domingos, os erros mais comuns que provocam a situação de malha fina são informações declaradas que não condizem com os dados fornecidos por as respectivas fontes pagadoras. “Ao passo que é resolvida a pendência junto à Receita, o contribuinte entra na lista das próximas restituições”, frisou Domingos.
Este ano já foram liberados dois lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. O próximo está previsto para ser pago no dia 17 de agosto, mas a consulta deverá ser liberada na próxima semana.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, pode requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Comentários