EDUCAÇÃO
Quase três mil candidatos faltam 2ª fase das provas do PSS 2011
Volume representa 10% do total de 28.970 candidatos que concorrem a uma das 7.097 vagas oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba, distribuídas por cem cursos.
Publicado em 09/01/2011 às 12:13
Da Redação
No primeiro dia da segunda fase de provas do Processo Seletivo Seriado 2011 (PSS 2011) 2.895 candidatos faltaram. Esse volume representa 10% do total de 28.970 candidatos que concorrem a uma das 7.097 vagas oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), distribuídas por mais de cem cursos. O número de faltosos no concurso, na opinião de João Lins, presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), está dentro da normalidade percebida todos os anos.
“Muitos candidatos faltam nessa segunda fase porque foram classificados em outras universidades. Segundo, porque na fase anterior tiveram uma média que acharam insuficiente para continuarem concorrendo à vaga, como no caso de um aluno de Medicina que se classificou na posição dois mil, por exemplo. E em terceiro lugar, alguns candidatos perderam a prova porque não verificaram antecipadamente onde a realizariam, ou seja, foram ao local onde realizaram as provas da primeira fase, mas o edital diz que se tratam de seleções diferentes”, explica João Lins.
Até o momento foi registrado apenas um caso de aluno eliminado pelo uso do telefone celular, explicitamente proibido no edital, mas o presidente da Coperve acredita que serão revelados outros casos. Os candidatos que se dirigiram aos locais de prova erados também foram impedidos de prestar o exame.
Termina nesta segunda
No primeiro dia da segunda fase do PSS 2011, os candidatos fizeram provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e prova de Redação. Nesta segunda-feira (10), a seleção será encerrada com provas objetivas de seis disciplinas: Geografia, História, Matemática, Biologia, Química e Física.
Gabaritos
Os gabaritos serão divulgados pela Coperve sempre às 13h10, após o término das provas, no seguinte endereço: http://www.coperve.ufpb.br/. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 11 de fevereiro. Segundo João Lins, a data não deve ser antecipada como nos anos anteriores, devido à questão da classificação por cotas.
“Além da correção da Redação, o processo de classificação agora é mais complicado por conta das cotas. Primeiro, porque o candidato concorre para as vagas gerais. Se não for classificado para as vagas gerais, passará a concorrer pelas cotas. Então tem que ser uma coisa bem meticulosa”, adverte.
Atualizada às 15h.
Comentários