CULTURA
Maestro rege noite clássica em João Pessoa
Conhecido por continuar na música mesmo depois da paralisia nas mãos, João Carlos rege a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, às 19h.
Publicado em 06/12/2011 às 8:00
O maestro e pianista João Carlos Martins é uma atração à parte na noite de hoje, durante o concerto no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Conhecido por continuar na música mesmo depois da paralisia nas mãos que, durante algum tempo, o impediu de tocar piano, João Carlos rege a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, às 19h.
Comemorando os 60 anos da empresa Duratex, a apresentação gratuita faz parte de uma turnê nacional que já passou pelas cidades de São Leopoldo e Taquari (RS), Uberaba e Estrela do Sul (MG), Botucatu, Lençóis Paulista, Agudos, Jundiaí, Itapetininga e São Paulo (SP), e acaba na capital paraibana.
Durante o concerto serão executadas obras de alguns dos principais nomes da música clássica e do cinema, a exemplo de Beethoven, Brahms, Mascagni, Morricone e Piazzolla.
O maestro acredita que para estimular o gosto dos jovens pela música erudita é necessário apenas apresentar a eles. “Os jovens precisam ter acesso à música clássica, conhecê-la e ver que não é nenhum 'bicho de sete cabeças'. A minha experiência mostra que, quando eles conhecem a música clássica, acabam gostando e muitos se apaixonando por ela”, comentou.
SUPERAÇÃO
Pianista renomado e maestro de talento, João Carlos Martins teve a carreira ameaçada em vários momentos. Com o rompimento de um nervo, perdeu o movimento da mão direita e desenvolveu LER.
Durante um assalto sofreu um golpe que o fez perder o movimento das mãos novamente. Tragédia seguida de um tumor que também comprometeu sua mão esquerda.
Serviço
• DURATEX 60 ANOS. Concerto no Ponto de Cem Réis (Av. Visconde de Pelotas, s/n , Centro, João Pessoa), nesta terça-feira, às 19h. Gratuito.
Comentários