icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Dia do Aleitamento é lembrado com campanha

Nesta segunda-feira (10) é o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Campanha de Doação de Vidros marca a data no estado.

Publicado em 09/10/2011 às 19:10

O Dia Mundial do Aleitamento Materno é comemorado na segunda-feira (10) e para comemorar a data o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral vai lançar a Campanha de Doação de Vidros. O objetivo é arrecadar recipientes para armazenagem do leito humano doado. A campanha segue até o próximo dia 30.

De acordo com o Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc) mais de 38,1 mil crianças nasceram na Paraíba neste ano e precisam ser alimentadas com leite materno até os dois anos de vida, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um dos desafios do Centro de Referência é atender a demanda de leite materno de todos os bebês prematuros que nascem na Paraíba até 2014 e tornar o Estado o segundo autossuficiente em leite humano. Até agora, apenas o Distrito Federal atende 100% dos prematuros.

De janeiro a setembro deste ano, do total de 3.910 crianças nascidas prematuramente, o Banco de Leite atendeu 2.346, o equivalente a 60% do total. Mas, além dos bebês prematuros, ainda há aqueles que não são alimentados porque as mães não conseguem produzir leite.

Na Paraíba, a Rede de Bancos de Leite Humano (BLH) arrecada, em média, 400 litros de leite por mês, com 300 mães doadoras. Contudo, por mês chegam a ser atendidas 400 crianças receptoras, que demandam aproximadamente oito litros de leite por internação.

A diretora do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro, informou que o ideal é que sejam doados vidros de café solúvel ou maionese, com tampa de plástico rosqueável, porque podem ser esterilizados, reutilizados, suportam as baixas temperaturas de conservação do leite, choques de temperatura e correspondem às exigências de higiene sanitária. “Estamos buscando formas de mobilização nas escolas, como gincanas, por exemplo, para que seja arrecadada a maior quantidade de vidros”, disse Thaíse Ribeiro.

Em todo o Estado há seis bancos de leite – dois em João Pessoa e um em Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras – e 17 postos de coleta, sendo nove em João Pessoa, três em Campina Grande e um em Sousa, Bonito de Santa Fé, Solânea, Itabaiana e Santa Luzia. Os quatro últimos foram inaugurados no último mês de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp