POLÍTICA
Urnas que serão utilizadas em votação paralela serão sorteadas no sábado
Votação serve para demonstrar confiabilidade das urnas eletrônicas usadas nas eleições.
Publicado em 23/10/2014 às 18:03
A Comissão de Votação Paralela realizará às 10 horas deste sábado (25) o sorteio das seções eleitorais que terão suas urnas auditadas durante a votação paralela do segundo turno das eleições. Estudantes da Academia de Comércio Epitácio Pessoa, Colégio Colibri Athenas e do Colégio Meta irão testar a confiabilidade das urnas eletrônicas.
O sorteio será feito na sala de treinamento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba; estarão presentes representantes das coligações que disputam o pleito, do Ministério Público Eleitoral e o coordenador da Comissão, José Guedes Cavalcanti Neto.
Na votação paralela, os estudantes irão preencher cédulas de papel como se estivessem votando nos candidatos reais das eleições. Em seguida, elas serão depositadas em uma urna de lona que ficará sob segurança policial até o domingo, quando serão retiradas. Os votos são anunciados e digitados na urna eletrônica; no final, os resultados da urna são comparados com os votos das cédulas em uma cerimônia pública com a fiscalização de autoridades, partidos e a sociedade em geral.
Implantada em 2002, a votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas para mostrar a confiabilidade do mecanismo de votação adotado nas eleições brasileiras.
Comentários