VIDA URBANA
Paraíba é 5º do Nordeste em unidades
Pesquisa mostra que a PB está em 5º lugar em números de centros de referência de atendimento a mulher, entre os nove estados do Nordeste.
Publicado em 07/12/2012 às 6:00
Segundo dados da última pesquisa 'Perfil Básico dos Municípios 2009', acerca dos municípios com Centros de Referência para Mulheres em Situação de Violência, levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que entre os nove Estados do Nordeste, a Paraíba está em 5º lugar com o maior número de unidades, com 14 centros distribuídos em todo o Estado.
Desse total, 12 oferecem atendimento psicológico individual, dez atendimento psicológico em grupo, nove com atividades culturais, educativas e profissionalizantes; 13 dos centros disponibilizam atendimento social acompanhado por assistente social, que insere a mulher em programas sociais do governo, além de nove com atendimento jurídico.
A Paraíba ficou atrás do Estado de Pernambuco, que possui 31 centros especializados, Maranhão com 28 unidades, Ceará que oferece 26 centros de referência e Bahia com 23 locais destinados ao atendimento de mulheres em situação de violência.
Já entre as cinco Regiões do Brasil, o Nordeste aparece em segundo lugar no quantitativo de centros de referências com 152 unidades, ficando atrás apenas da Região Sudeste que possui 180 unidades especializadas. Em terceiro lugar aparece a Região Sul, com 124 centros, seguido pelo Centro-Oeste, que possui 58 pontos de atendimento, e a região Norte, com 45 centros de referência.
Comentários