VIDA URBANA
'Cidade Expressa' debate mobilidade em Campina
Necessidade de um plano voltado para as melhorias de transporte e locomoção estão na pauta do seminário, que acontece nesta sexta-feira (6).
Publicado em 06/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 17:33
Acontece hoje o Seminário Cidade Expressa, iniciativa realizada pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana com o apoio do JORNAL DA PARAÍBA. A intenção do encontro é discutir novas políticas públicas para a área de transporte e trânsito em Campina Grande e Região Metropolitana. O evento será no Teatro Facisa, das 8h às 17h.
Uma das pautas desta edição é falar sobre a necessidade de um plano voltado para as melhorias de transporte e locomoção, além da determinação da lei federal 12.587/2012, que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborem seus projetos compatíveis com o planejamento sistêmico da mobilidade urbana nacional.
A partir deste ano, com a aprovação da lei municipal 5.416/14, a data de realização do Seminário foi oficialmente estabelecida para acontecer sempre na semana da abertura do 'Maior São João do Mundo'. O tema escolhido do Cidade Expressa é “Que Mobilidade Queremos” e os palestrantes vão apresentar casos de sucesso de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e discutir temas, como: o plano nacional de transportes, projeto de mobilidade em cidades de porte médio, tecnologia e panorama no Brasil.
A engenheira civil que apresentará a palestra “O Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande” e mestre em engenharia de transportes Valéria Barros será a responsável junto à prefeitura municipal pela estruturação em Campina Grande. Segundo ela, o projeto já foi iniciado e vários órgãos trabalharão em conjunto para discutir como as melhorias podem ser realizadas. “Vamos seguir as diretrizes e a lei de mobilidade urbana federal. Nosso objetivo é priorizar o transporte coletivo e o não motorizado, como andar a pé e em bicicletas”, falou.
De acordo com Carlos Batinga, engenheiro civil e palestrante do evento, a cidade está no caminho certo para fazer seu plano de mobilidade, no entanto, afirma que a iniciativa não poderá acontecer de forma imediata. “Estamos em fase de planejamento, ainda teremos que partir para o projeto e execução de obras, logo depois, a gestão operacional será colocada em prática”, resumiu.
Outro assunto que será debatido é a mobilidade sustentável, discussão que incentiva iniciativas voltadas para os ciclistas e a população não motorizada. Para o assessor de imprensa do Cidade Expressa, Fernando Soares, esse é um tema novo para Campina Grande. “Queremos trazer experiências de sucesso e inovação para a cidade, como, por exemplo, debater melhorias para as pessoas que não possuem veículo e querem se deslocar a pé”, disse.
O evento tem apoio do Jornal da Paraíba e é realizado pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana, que abrange o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), a Câmara dos Dirigentes Logistas de (CDL-CG), a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), o Instituto Cresce Campina, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), a Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Câmara Municipal de Campina Grande.
Comentários