icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PMJP tem novas regras para ambulantes

Para continuar a vender nas ruas da capital, ambulantes deverão ser cadastrados pela Prefeitura e ocuparão áreas delimitadas .

Publicado em 26/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:13

A partir do próximo dia 1º, vendedores ambulantes só poderão atuar no Centro de João Pessoa se estiverem cadastrados, uniformizados, identificados com crachá e ocupando áreas delimitadas pela prefeitura municipal. Quem for flagrado descumprindo essas exigências terá a mercadoria apreendida.

A medida faz parte de um projeto piloto que será implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em dezembro deste ano. A intenção é garantir o trabalho informal, sem impedir a circulação de pedestres nas calçadas.

Para executar o projeto, a prefeitura já cadastrou cerca de 200 ambulantes, que serão deslocados para ocupar locais indicados pelo governo. O secretário adjunto da Sedurb, João Gadelha Neto, explicou que os formulários preenchidos com dados pessoais dos trabalhadores informais foram analisados por uma comissão formada por representantes do governo e dos ambulantes. É esta equipe que vai selecionar vendedores e definir as áreas em que serão ocupadas.

“O trabalho do ambulante não é ilegal. Pelo contrário. É previsto no Código de Postura do Município, desde que não obstrua a calçada e seja cadastrado. Por isso, estamos adotando essa medida, uma coisa que nunca foi feita antes na cidade”, disse Gadelha.

De acordo com o gestor, já foram cadastrados ambulantes que atuam nas ruas Santo Elias, Santos Dumont, Pedro I e anel externo da Lagoa. Quem foi selecionado vai receber nos próximos dias um colete e um crachá para usar durante o tempo que permanecer na rua.

Os comerciantes de outras localidades, a exemplo das ruas Miguel Couto e Duque de Caxias, serão cadastrados gradativamente. “Nossa intenção é garantir que até o dia 1º de dezembro todo mundo esteja regularizado. Iremos começar essa ação no Centro, porque a situação é mais grave. Mas pretendemos estender a ação para outros bairros, como Mangabeira”, acrescentou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp