VIDA URBANA
Prática jurídica e prestação de serviço
Supervisionados por professores, alunos de faculdades particulares da capital oferecem serviços jurídicos gratuitos para a população.
Publicado em 13/11/2011 às 8:30
Serviços na área de saúde costumam ser os mais procurados pela população. Mas não são os únicos. A falta de condições financeiras para pagar um advogado, tem levado muitas pessoas da comunidade a procurar assistência jurídica nas faculdades de João Pessoa. O melhor é que ninguém fica na mão. A assistência é feita por estudantes do curso de Direito, supervisionados pelos professores.
Em convênio com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp) oferece serviços jurídicos gratuitos à população. De acordo com a professora Cristiane Rabelo, cerca de 40 alunos atuam na Câmara de Conciliação e Arbitragem, instalada no Fórum Cível, em Jaguaribe. O objetivo é convocar as partes e evitar que o conflito se transforme em ação judicial. “Atuamos no local há um ano e seis meses com a média de 80 audiências por mês”, explica Cristiane, lembrando que qualquer pessoa interessada pode ser beneficiada, independentemente da renda. Conforme Cristiane, a maioria das pessoas que procuram o serviço visa negociar dívidas. O mesmo serviço é oferecido no Fórum de Cabedelo.
O atendimento também pode ser feito através do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Maurício de Nassau. Para isso é preciso comprovar carência econômica, segundo a professora Cláudia Lessa, coordenadora do núcleo. “O atendimento consiste em casos nas áreas cível, penal, família e sucessões e trabalhista”, conta. O objetivo é orientar o estagiário no exercício da advocacia ao mesmo tempo que presta bons serviços à população.
Comentários