POLÍTICA
Assembleia e Câmara de Campina Grande homenageiam Raymundo Asfora
Parlamentares, artistas e advogados ressaltaram atuação como político, jurista e poeta do homenageado.
Publicado em 23/03/2017 às 16:57
A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Campina Grande realizaram sessão conjunta nesta quinta-feira (23) em homenagem ao advogado e político Raymundo Asfora, que morreu há 30 anos, após ser eleito vice-governador da Paraíba. Durante a sessão, artistas, advogados e amigos foram homenageados com a comenda Raymundo Asfora, instituída pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção da Paraíba.
Os autores da sessão conjunta, deputado Bruno Cunha (PSDB) e o vereador Lula Cabral (PMB), destacaram que as ações do homenageado permanecem vivas. "O tribuno continua vivo, nós não esquecemos Asfora e todas as suas atitudes, discursos e ações que ele tinha em Campina Grande. Nós não sabemos dizer nem classificar quem Asfora era melhor, mas temos a certeza que a sua história é um legado para a nossa história, para nossos políticos e para a nossa justiça", disse Lula Cabral.
Exemplo
O deputado Bruno destacou que “ouvi Asfora repetidas vezes pela voz do poeta Ronaldo Cunha Lima, sobretudo nas horas em que o mote era saudade. Ouvi Asfora pela voz de Ivandro Cunha Lima, ouvi Asfora nas histórias de Josué Sylvestre”.
Do jurista, acrescentou Bruno, o sentimento de Justiça além da acepção do Direito comanda todos os momentos do advogado Raymundo Yasbeck Asfora. “Do poeta, Asfora imprime a sensibilidade humanista em todas as ações. O eco dos seus versos repousa na eternidade dos Tropeiros da Borborema”, sublinhou o tucano.
Bruno também destacou a atuação política de Asfora em defesa da cidadania. “Com grandeza e incontestável espírito público Asfora é o brilhantismo de uma geração e um divisor de águas na política paraibana”, destacou o deputado.
Em nome dos advogados, Félix Araújo Filho enfatizou a atuação de Asfora como jurista e professor da Faculdade de Direito. Em seguida, o juiz Breno Wanderley também ressaltou o trabalho do homenageado. Também usaram a tribuna os poetas Oliveira de Panelas,e Jessiê Quirino, além do cantor e prefeito de Jardim de Serido (RN), Amazan.
Família
Agradecendo a todos os presentes pelas homenagens prestadas ao seu pai, o advogado Sheyner Asfora relembrou as histórias do tribuno. "Estou aqui como privilegiado para falar e agradecer por essa homenagem prestada. O Uirapuru da Borborema lançou o seu voo no céu campestre e nos deixou na saudade, mas é como se ele vivesse nesses trinta anos. É uma saudade e ao mesmo tempo uma lembrança viva, uma vida que se renova a cada dia", declarou Sheyner.
Comenda da OAB
No final da sessão, receberam a comenda Raymundo Asfora, instituída pela OAB, o ex-senador Ivandro Cunha Lima, representado pela filha Aneliese, o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, diretor e cantor e advogado Biliu de Campina, o fotógrafo Marcelo Marcos, e o advogado Antonio Lima Silva.
“O empresário Eduardo Carlos representa neste momento toda a Imprensa paraibana e seu pai, o empresário José Carlos da Silva Júnior, grande amigo do meu pai, ambos defensores de Campina Grande”, justificou Gilbran Asfora ao entregar, em nome da OAB, a comenda a Eduardo Carlos.
Presenças
Também participaram da sessão a presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério, vereadores, o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, o secretário municipal Dunga Júnior, representando o prefeito Romero Rodrigues, a viúva do homenageado Gilvanete Asfora, o reitor da UEPB, Rangel Júnior, o ex-deputado e filho Gilbran Asfora, demais familiares, autoridades e amigos.
Comentários